07 novA renovação do varejo prova que pequenas mudanças fazem grande diferença

Simplicidade foi o tema da VSMD Retail Competition deste ano, assim como conversões em larga escala através do minimalismo. Trabalhando dentro de um orçamento limitado, alguns projetos aparentemente simples foram altamente impulsionados, como a Neiman Marcus, em Bal Habour na Flórida, projetada por Gensler (São Francisco), que recebeu o prêmio de Renovação do Varejo do ano.

outofthebox-1

A empresa foi encarregada de trazer uma atmosfera jovem ao local e a “pensar fora da caixa”, de acordo com Kyle Jeffery, associado-sênior e diretor de design da Gensler. O ponto de parada que chama a atenção é a fixação de uma estrutura metálica logo na entrada da loja, seus pólos cinzas que vão do chão ao teto e expositores de mercadorias bem ao centro.

outofthebox-2

“Com o orçamento, quisemos criar um acessório de dupla proposta, como arquitetura, onde um elemento pode abrigar o produto e, ao mesmo tempo, criar um espaço e experiência de compra para o consumidor”, disse Jeffery. “Queríamos trazer escala, qualidade escultural e um local agradável para quem entra no espaço. São apenas quatro pontos que tocam o chão, por isso, os produtos podem sempre estar ao redor da estrutura”.

outofthebox-3

A estrutura se repete em toda a loja, proporcionando uma entrada específica para cada departamento. Da mesma forma, pilares metálicos também são repetidos na área de calçados femininos e próximo ao café da loja, para projetar uma sensação de movimento e jovialidade.

outofthebox-4

Jeffery diz “Os metais utilizados foram baratos e nós os personalizamos em várias cores. Como ele é de Miami, há muitas diversidades. Queríamos expressar que, por haver várias cores e brilhos, criam uma experiência holística com momentos individuais”.

outofthebox-5

Todos concordaram com a abordagem voltada ao design: “O espaço é muito simples, o projeto dá um visual interessante, sem confundir o cliente”, diz Ken Reze, diretor de design da loja Kroger Co. (Cincinatti) e um dos jurados do VSMD Retail Competition deste ano.

Embora fosse um desafio para a loja renovar de departamento com o orçamento disponível (especialmente por ser do segmento de luxo), Jeffery e sua equipe ficaram com a tarefa de trabalhar em estreita colaboração com os associados da Neiman Marcus. Juntos, eles asseguraram a estética de luxo do varejista, que é palpável em todo o espaço.

“O que eu realmente quis foi manter este projeto simples, mas criando peças que conversam entre si e que contam uma história maior”, diz Jeffery.

outofthebox-6

outofthebox-9

outofthebox-8

outofthebox-7

Fonte: VMSD