17 marAlibaba lança sistema que permite finalizar a compra com uma selfie

Escrito por Gabriel Garcia, da INFO Online

Apresentado por Jack Ma, o sistema usa reconhecimento facial para finalizar compras feitas pela internet

O presidente do Alibaba Jack Ma demonstrou no sábado (14) um sistema de pagamento online que usa reconhecimento facial para concretizar a transação: o usuário precisa apenas tirar uma selfie para comprar um produto ou serviço pela internet.

Demostrada durante uma conferência da CeBit, feira de tecnologia e inovação que acontece em Hannover, Alemanha, a tecnologia já está sendo testada pela Ant Financial, um banco chinês que utiliza o sistema de pagamentos da Alibaba em suas operações internas.

Ma utilizou a tecnologia para comprar um presente para o prefeito de Hannover pelo Alibaba, um selo comemorativo do aniversário da cidade. Em um smartphone, o executivo apertou um botão “comprar”, que acionou um programa de reconhecimento facial.

“Pagamento online sempre é uma dor de cabeça. Você esquece a senha, se preocupa com sua segurança. Hoje vamos mostrar como as pessoas vão comprar coisas online no futuro”, afirmou o presidente e fundador da Alibaba antes de realizar a demonstração.

O executivo não respondeu questões sobre o produto. Mas afirmou que planeja disponibilizar a tecnologia ao público até 2017.

Texto extraído de: http://exame.abril.com.br/tecnologia/noticias/alibaba-sistema-permitira-usar-selfie-para-finalizar-compra