02 dezAlpargatas passa a produzir calçados em 3D

Por Danilo Barba, do Portal NO Varejo

havaianas

Alpargatas passa a projetar centenas de novos modelos de calçados por meio da tecnologia

A gigante brasileira de calçados Alpargatas, por trás das marcas Havaianas, Topper, Rainha e Osklen, anunciou nesta quarta-feira (2) que começou a usar impressoras 3D em seu centro de desenvolvimento de produtos, localizado na Zona Sul de São Paulo.

A empresa, responsável por tropicalizar calçados dos brands internacionais Timberland e Mizuno, adquiriu impressoras 3D Stratasys Objet Eden360V e Objet Eden260V, sistemas multimateriais que permitem aos designers Alpargatas desenvolver solados de calçados com múltiplas propriedades, funcionalidades e aparência.

“Antes da tecnologia de impressão 3D, levávamos uma semana para ter um protótipo em mãos”, contou em nota Luiz Glauco de Miranda Júnior, Gestor do setor de Inovação Artigos Esportivos da Alpargatas. “Hoje o novo protótipo nasce em um dia”. Agora todos os produtos da Alpargatas da área de calçados são desenvolvidos com o apoio das impressoras 3D, desde o nascimento de protótipos de solados, até componentes dos novos produtos.

Para Glauco a tecnologia permite fazer modificações e solicitações de alteração do novo produto sem perder o prazo final do lançamento, algo essencial em uma empresa que desenvolve centenas de novos calçados por ano. “Acredito que, no futuro, iremos explorar ainda mais a tecnologia de impressão 3D. É possível que em algum momento comecemos a usar esses recursos para desenvolver, além do solado, a parte superior do calçado, chamada de ‘cabedal’; isso é algo possível de ser feito e não deve demorar para se tornar realidade”, prevê o executivo.

Texto extraído de: http://www.portalnovarejo.com.br/index.php/component/k2/item/14721-dona-da-havaianas-comeca-a-usar-impressora-3d