02 julAmazon Fire Phone atrai atenção dos varejistas para o mercado mobile

Há pouco mais de duas semanas, a Amazon lançou seu primeiro smarpthone, o Amazon Fire Phone. Ainda não se sabe o que os consumidores vão pensar a respeito do novo device, mas o mundo do varejo está prestando mais atenção à Amazon do que nunca. Enquanto o smartphone não era novidade, algumas inovadoras ferramentas-chave se destacaram, no mercado de dispositivos móveis e impactaram diretamente nos líderes de tecnologia móvel e em marcas comerciais ao redor do mundo.

amazon fire phone

O Wall Street Journal debateu sobre o porquê o Amazon Fire Phone deve ser (ou não) inovador. Abaixo citamos três dos motivos que justificam acreditarmos que este deve ser mais um exemplo de inovação no varejo, que tornará a indústria mais forte:

1- O Firefly dá “asas” à busca visual

O caminho para conversão de vendas ainda está longe de ser definido. Esperamos que engenheiros e desenvolvedores continuem a aprimorar esta tecnologia, dando à ela potencial suficiente para ser destaque no futuro.

Enquanto a busca visual baseada em imagem e reconhecimento de dados não é nenhuma novidade, o Firefly tem capacidade de ajudar os consumidores a encontrar mais informações, e potencialmente comprarem produtos e serviços através da Amazon, de forma muito rápida. O quanto esta ferramenta será utilizada, como funcionará e como o Firefly 2.0 vai ser, são pontos a se analisar nos próximos meses.

2 – Outro caminho para o Amazon Prime

Os membros do Amazon Prime continuam a crescer (mais de 20 milhões de membros até Janeiro de 2014), e a Amazon antecipou o Fire Phone para aumentar o número de assinantes oferecendo 12 meses grátis de acesso ao Prime para aqueles que comprassem o smartphone. Acrescentar o acesso livre ao Amazon Prime é outra tática para aumentar a quantidade de adesões e, assim, aumentar o ticket médio dos consumidores ao redor do mundo.

3 – “Mayday” portátil

O que a Amazon sempre fez bem é tornar tudo muito fácil para seus consumidores. Há o foco na experiência de consumo e o suporte em tempo real com o Mayday ajuda a Amazon a competir com os varejistas de forma física. O retorno de solicitação de suporte de até 15 segundos (ou menos) é algo que os consumidores apreciam quando precisam, e isto pode aumentar a expectativa nesta área para outras marcas e serviços. Não é um dispositivo 100% novo, mas é uma criação interessante quando em conjunto com outras ferramentas, como armazenamento ilimitado e gratuito de fotos e tudo o que vem junto com o Amazon Prime.

A indústria do varejo tem esperado há muito tempo pelo próximo dispositivo móvel, que viria de empresas como Apple, Samsung e Microsoft, e o fato de existir outra líder de mercado impulsionando este segmento pode fazê-los se movimentar mais depressa.

As perfeitas conexões entre os produtos e serviços da Amazon continuam a tirar cartas da manga para estimular a compra por parte dos consumidores. A tecnologia tem tornado um pouco mais fácil a descoberta de produtos e serviços. Diferenciação, exclusividade e incríveis experiências de consumo – todos os pilares do Amazon Fire Phone – continuarão a ser mais importantes do que nunca.

Fonte: Retail Big Blog.