07 fevAmazon inicia operação online no Brasil

Escrito por Bruno Ferrari, da Exame.com

A loja online entrará em operação a partir das 9 horas da manhã desta sexta-feira (7). Por enquanto, o site só venderá o leitor de livros eletrônicos Kindle

A loja online entrará em operação a partir das 9 horas da manhã desta sexta-feira (7). Por enquanto, o site só venderá o leitor de livros eletrônicos Kindle

A varejista americana Amazon anunciou que estreará a sua operação de varejo online no Brasil. A empresa começará a vender duas versões do leitor de livros digitais Kindle diretamente para o consumidor, com preços que variam entre 299 e 699 reais.

Quem quiser comprar outros tipos de produtos, como eletrodomésticos e brinquedos – como já ocorre em diversos países do mundo – terá de esperar mais um pouco. De acordo Alex Szapiro, presidente da Amazon no Brasil, o início da venda do Kindle não significa, necessariamente, um primeiro passo para a chegada do restante da operação do varejo, principal responsável pelo faturamento de mais de 75 bilhões de dólares em 2013.

“Só abrimos uma nova frente de negócios quando nos sentimos preparados para oferecer um serviço de qualidade ao consumidor”, afirma Szapiro. “No fim de 2012, sentimos que era a hora de vender os livros digitais. Agora, chegou a vez do Kindle.”

A loja online entrará em operação a partir das 9 horas da manhã desta sexta-feira (7). Os consumidores que adquirirem o Kindle pelo site da Amazon no Brasil e tiverem um histórico de compras de livros em aparelhos antigos, receberão o novo leitor já com toda a sua biblioteca disponível. Será o diferencial em relação a outros varejistas que comercializam o Kindle, como Livraria da Vila, Extra e Ponto Frio.

“A principal vantagem é a possibilidade comprar livros digitais e aplicativos com um cartão de crédito nacional, com preços em Reais e sem incidência do IOF”, afirma Szapiro, referindo-se ao Imposto sobre operações financeiras, que incide sobre compra de conteúdo em lojas como a App Store, da Apple e a Google Play.

Apesar de não estar vendendo outros tipos de produtos, algumas ferramentas do site americano da Amazon, como a lista de desejos, já estarão incorporadas ao site brasileiro. Nessa lista, o usuário da Amazon salva o nome de produtos que, em algum momento, pretendem comprar – um indício de que o Kindle poderia, sim, ganhar a companhia de outros itens num futuro próximo.

A expectativa quanto ao desembarque da operação completa da maior varejista online do mundo permanece. De acordo com analistas que acompanham o setor, se repetir a estratégia de outros mercados que entrou, como Europa e China, a Amazon deverá fazer uma grande aquisição no Brasil. Em 2014, outra grande varejista americana deverá chegar ao Brasil. O eBay estreou um aplicativo de moda em setembro do ano passado e deverá iniciar o market place, uma espécie de shopping virtual, até o final do ano.

Texto extraído de: http://exame.abril.com.br/tecnologia/noticias/amazon-estreia-operacao-de-varejo-no-brasil?page=1