06 fevAmericana CVS compra Drogaria Onofre

Escrito por Marcela Ayres, da Exame.com

Drogaria Onofre: comprada pela americana CVS

Nesta quarta-feira, a gigante americana CVS anunciou a compra da Onofre em seu balanço de resultados. Com 44 lojas, a rede de farmácias brasileira é descrita como uma cadeia “financeiramente disciplinada para expansão internacional”. O valor da transação não foi divulgado no documento.

Rumores sobre a compra da drogaria já vinham circulando no mercado nos últimos meses. Em dezembro, foi divulgado um valor para o negócio: 605 milhões de reais. Na época, a Onofre não confirmou a informação.

Com forte presença em São Paulo, a empresa tem um quadro de funcionário de cerca de 2.000 colaboradores e é considerada a oitava maior do país em vendas. De acordo com a Abrafarma (Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogaria), a companhia cai para a 18ª posição quando o critério é o número de lojas no Brasil. Procurada por EXAME.com, a companhia se limitou a dizer que “confirma a notícia que está sendo veiculada pela CVS”.

Expansão internacional

A operação marca a primeira investida internacional da CVS. À Reuters, o CEO da companhia, Larry Merlo, afirmou que a Onofre continuará sendo gerida localmente. “Vemos o Brasil como um mercado atraente, uma vez que os setores de saúde e farmácia devem crescer dois dígitos na próxima década”, disse.

Com 7.400 unidades, a CVS é maior empresa do setor nos Estados Unidos. Em 2012, a receita da companhia atingiu 123,1 bilhões de dólares, um aumento de 15% sobre o ano anterior. O lucro da empresa, por sua vez, subiu 14,2%, chegando a 7,2 bilhões de dólares.

Texto extraído de http://exame.abril.com.br/negocios/empresas/aquisicoes-fusoes/noticias/americana-cvs-compra-drogaria-onofre