19 marApós alvoroço na inauguração, Forever 21 tem o desafio de manter preços baixos

Escrito por Anna Carolina Papp e Marina Gazzoni, d’O Estado de S.Paulo

forever 21 brasil

Para especialistas em varejo, preços pela rede americana são ‘estratégia de chegada’ e devem ser reajustados

Três dias após a inauguração da primeira loja no Brasil da varejista americana Forever 21, ainda há fila para conhecer o espaço. Centenas de pessoas esperavam até duas horas na tarde de ontem no shopping Morumbi, em São Paulo, para entrar na loja. Para especialistas em varejo, os preços baixos oferecidos na abertura, compatíveis com os praticados no exterior, foram “estratégia de chegada” e devem ser reajustados no futuro.

A Forever 21 engrossou o movimento de abertura de lojas no Brasil por varejistas estrangeiras. Nos últimos dois anos, Gap e Top Shop chegaram ao País, mas trouxeram preços maiores. “O brasileiro tem fascínio por importados e fez fila na abertura das lojas da Gap e da Sephora. A novidade da chegada da Forever 21 foi trazer preços similares aos do exterior”, disse o sócio-diretor da consultoria GS&BW, Luiz Alberto Marinho.

A loja da Forever 21 atraiu pessoas que já compraram na rede em outros países e até consumidores de outras cidades. “Fiz um bate-volta só para isso”, diz a assistente clínica Sandra Miranda, de 37 anos, que estava havia 1h15 na fila e veio do Guarujá.

A Forever 21 não abre seus dados financeiros, mas informou que vendeu o dobro do esperado no primeiro fim de semana de operação da loja. O movimento acima do previsto já fez os consumidores notarem que faltam produtos nas prateleiras. “Muitas peças já haviam acabado ou não tinham em determinado tamanho. A vendedora disse que chegam peças todos os dias, mas vai ser difícil atender a essa demanda”, diz a nutricionista Bárbara Ruiz.

A empresa já anunciou que pretende chegar a sete lojas no Brasil até o início de 2015.

Preços

A estratégia de preços da varejista americana pode ser “potencialmente negativa para as varejistas brasileiras no médio e longo prazo”, segundo relatório do banco Itaú BBA. “Acreditamos que a Forever 21 está atingindo um nicho de mercado extremamente acessível e com alto conteúdo de moda, uma proposta de valor com grande apelo para o consumidor brasileiro”, disse o relatório do banco, que compara preços de produtos da Forever 21 com os oferecidos nas varejistas de capital aberto.

Especialistas em varejo procurados pelo Estado entendem que a oferta de preços baixos foi uma estratégia de marketing para “fazer barulho” na estreia no Brasil, mas preveem reajustes. “Essa política de preços é uma estratégia de chegada, que será impossível manter”, disse o consultor em varejo Julio Takano. “Ela deve se manter no ‘fast fashion’, mas seus preços devem convergir para o mesmo patamar das varejistas que já atuam aqui, como Renner, Marisa e C&A”, completou Marinho.

Em nota, a Forever 21 disse que oferecer “preço justo é um compromisso da marca em todos os mercados onde chega” e que corta custos para isso. Seus executivos, por exemplo, voam em classe econômica e a empresa não usa celebridades caras em campanhas.

Concorrência

O diretor geral da Associação Brasileira do Varejo Têxtil (Abvtex), Jose Luiz Cunha, diz que a chegada de redes estrangeiras é positiva para o segmento. “Isso fortalece o mercado formal. Desleal é concorrer com a informalidade.”

Ele não espera que a entrada da varejista force uma redução de preços pelas redes que já operam no País. “Ela só tem uma loja e seu plano de expansão esbarrará nos mesmos problemas que enfrentam as redes que já estão aqui para abrir novas lojas”, explica. Cunha compara a situação com o início do Walmart no mercado brasileiro e todo o temor de que ele arrasaria as varejistas locais. “Não foi o que aconteceu.”

Cunha também prevê que a Forever 21 reajuste os preços e ofereça no Brasil valores maiores que no exterior. “O produto é importado e só imposto de importação custa 35%. É matematicamente impossível oferecer o mesmo preço no Brasil.”

Texto extraído de: http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,apos-alvoroco-da-abertura-forever-21-tem-o-desafio-de-manter-precos-baixos,1142520,0.htm