14 abrAUTOCOM 2014 recebe quase dez mil pessoas em busca de inovações e tendências

Meios de pagamento, Big Data para o comércio e soluções para comércios de todos os portes foram alguns dos destaques

(Foto: Nanda Ferreira)

(Foto: Nanda Ferreira)

Quase 10 mil pessoas estiveram na AUTOCOM 2014, que aconteceu entre 8 e 10 de abril atraídas pelas 12 horas de congresso e pela variada oferta de soluções de Automação Comercial expostas na feira. Entre os palestrantes convidados estiveram executivos da SBF/Centauro, Gimba.com.br, Billabong, Riachuelo, Buscapé, que apresentaram inovações e tendências para o próximo ano.

“O congresso este ano foi um sucesso. Algumas palestras foram tão disputadas que não havia mais lugar para sentar, tamanho o interesse por atualização. Esse é o resultado de um longo trabalho de pesquisa junto aos próprios varejistas e associados da AFRAC, tornando o congresso extremamente afinado às necessidades do setor”, explica Araquen Pagotto, presidente da Associação Brasileira de Automação Comercial (AFRAC), que representa 90% de toda a cadeia produtiva do setor e é a responsável pela AUTOCOM.

“Em vez de música, shows e outras táticas comuns em feiras para atrair visitantes aos estandes, no evento deste ano vimos muita exposição de tecnologia aplicada ao comércio”, observa Pagotto, ao lembrar que algumas empresas expuseram seus produtos aplicados em clientes, que toparam participar da feira para mostrar seu case.

Do big data ao pé na areia

O congresso deste ano contou com a presença de palestrantes com experiência no dia a dia da operação de varejo, dos dois lados do “balcão”, com ponto de vista tanto do varejista, quanto do fornecedor.

Uma das novidades foi a palestra do Vinícius Mesquita, gerente de Produtos da Rede (antiga Redecard). Segundo o executivo, o mercado de débito está crescendo no Brasil e já representa 30% de penetração de mercado. Falou ainda sobre as tendências que influenciam a demanda deste mercado, como mobilidade e a melhora na experiência de compra do cliente.

“O setor de meios de pagamento é um dos que tem recebido atenção especial da Afrac, dada a sua importância estratégica para a Automação Comercial, assim como mobilidade e infraestrutura”, salienta Pagotto.

Outro destaque foi a presença de palestrante internacional, Carlos Serratos, Senior Manager da Epson Europa, que veio ao Brasil especialmente para falar na AUTOCOM. Para o executivo, o ponto de venda pode sim ser mais inteligente aproveitando toda a tecnologia hoje disponível “Certos níveis de capacidade e inteligência devem ser acrescentados ao PDV”, observa.

Entre as tecnologias fundamentais hoje para o sucesso da operação está o Big Data associado às mídias sociais, segundo Daniel Prando, do Grupo SBF (Centauro). Com as informações trazidas por esta solução, as empresas podem ter insights estratégicos alinhados com o perfil e comportamento de compra de seus clientes.

A mesma linha segue Leonardo Santos, Chief Technology Officer (CTO) da Billabong, ao afirmar que “O cliente é o centro. Queremos alcançar o coração do consumidor”. A empresa é um exemplo do conceito de Omni Channel, já que está em todos os canais que considera relevante para seus clientes, como mídias sociais e até a beira da praia, oferecendo seus produtos diretamente na faixa de areia das praias mais badaladas. A venda, claro, é finalizada ali mesmo, com o uso de tablets que possuem softwares integrados à operação.

As diferenças entre as soluções fiscais disponíveis atualmente no Brasil também tiveram destaque, em palestra de Luiz Luize, da Bematech, que falou sobre Emissor de Cupom Fiscal, Nota Fiscal Eletrônica ao Consumidor (NFC-e) e Sistema Autenticador e Transmissor Fiscal.

A Microsoft apresentou soluções para cloud computing e a Urmet Daruma, que mostrou, ao vivo, a impressão remota de uma NFC-e via tablet com sistema Android, reforçam a versatilidade e variedade de temas presentes no congresso.

Sobre a AFRAC

Fundada em 1987, a AFRAC (Associação Brasileira de Automação Comercial) representa 90% de toda a cadeia produtiva do setor, incluindo entre seus associados os fabricantes de equipamentos de automação comercial, fabricantes de periféricos, distribuidores e revendas (lacradores/interventores), empresas de suprimentos do segmento de papel e de coleta automática de dados e rádio frequência (AIDC/RFID), além de varejistas.

Há 16 anos, a AFRAC é responsável por realizar a AUTOCOM (www.feiraautocom.com.br), principal feira e congresso do setor de Automação Comercial na América Latina.

Fonte: Assessoria de Imprensa