12 novBlack Friday no Alibaba arrecada US$9,3bi em 24 horas

Por Folha de São Paulo

alibaba_730x403

 

O varejista online chinês Alibaba diz ter vendido mais de UR$9,3 bilhões em 278 milhões de pedidos durante o seu “Festival de compras 11.11”, dia de descontos anual promovido pela empresa que acontec enesta terça-feira (11).

Nas 24 horas do evento, o valor recorde de 57,1 bilhões de iuanes (US$9,3 bilhões ou R$24 bilhões) havia sido arrecadado pelos vendedores do gigante de comércio eletrônico. No ano passado, o “festival” movimentou US$5,8 bilhões, com 150 milhões de pedidos.

O evento é considerado uma espécie de versão chinesa do “Black Friday”, dia em que lojas americanas oferecem grandes descontos aos clientes, e é realizado quando os chineses lamentam ou comemoram o “Dia dos Solteiros” – uma brincadeira com os quatro “1s” da data.

Os números deste ano foram impulsionados pela “iniciativa de pré-venda” do Alibaba. Os comerciantes começaram a anunciar os preços promocionai em 15 de outubro, recebendo depósitos pelos itens, mas apenas processando pagamentos integrais e enviando os produtos nesta terça (11).

Além disso, esta é a primeira vez que o dia de promoções é global, chegando a consumidores em mais de 200 países – inclusive o Brasil -, segundo a empresa.

O “Festival de Compras 11.11”, que segundo o Alibaba é a maior venda online em 24 horas, começou em 2009 quando 27 lojistas no site Tmall.com ofereceram fortes descontos para impulsionar vendas num período que em geral seria fraco.

Texto extraído de: http://www1.folha.uol.com.br/tec/2014/11/1546366-dia-de-descontos-do-alibaba-arrecada-us-6-bi-em-15-horas-diz-empresa.shtml