19 marA profissionalização do varejo de moda

A recente abertura do capital da Arezzo levanta uma discussão sobre o futuro das empresas de moda brasileiras. Será que mais empresas partirão para esse caminho? A resposta é – ainda não. O cadeia de moda brasileira ainda precisa passar por um processo de profissionalização e tanto a venda de parte do capital para grandes […]

Leia mais ...

11 marOnda de fusões no varejo preocupa a indústria

Por Antônio Santos Junior, parceiro Universo Varejo A recente onda de fusões no comércio varejista brasileiro, no segmento de eletro-eletrônicos, impôs uma nova preocupação à indústria destes produtos. A fusão do Ponto Frio com o Pão de Açúcar, que posteriormente agregou as Casas Bahia, originou a maior rede varejista do país. Com o anúncio do […]

Leia mais ...

17 fevDe olho (MESMO) no resultado

DICAS PARA A ELABORAÇÃO DE UM PROGRAMA DE GESTÃO POR INDICADORES DE DESEMPENHO   É comum empresários virem até nós na Universo Varejo com a pergunta: -O que posso fazer para vender mais? Muitos esperam uma resposta extremamente complexa, aliada a enormes investimentos, mas na prática, para a boa parte dos casos, acompanhar o desempenho […]

Leia mais ...

02 fevNRF 2010

Por Daniel Zanco A 99ª Edição da Convenção Anual de Varejo, que aconteceu no Jacob K. Javits Convention Center, em Nova York, tinha como tema principal a OPORTUNIDADE. Desde o início notou-se uma expectativa realista, mas positiva para 2010, diferente da apreensão dominante na NRF 2009. Os americanos sofreram e aprenderam com a crise e […]

Leia mais ...

08 janO que é na verdade essa tal de experiência de compra?

Fala-se muito hoje em dia sobre experiência de compra em revistas, em artigos, seminários e palestras. Este tópico é tratado já há algum tempo nas convenções da NRF, como um grande diferenciador das operações varejistas. Ocorre que, em muitas situações, a experiência de compra é abordada com exemplos, sem uma conceituação padronizada. Isso acontece, basicamente, […]

Leia mais ...

21 dezOs dez desafios do varejo brasileiro para os próximos anos

O último trimestre de 2010 marca os dois anos da mais recente crise econômica global. Os efeitos desta crise (a pior desde 29 para o mercado americano) parecem ter sido pequenos no varejo brasileiro, o que nos possibilita olhar para frente, projetando um cenário otimista – porém com ressalvas. Ao analisarmos nossas peculiares características e […]

Leia mais ...

18 agoNike Town 5th Ave

Era uma manhã chuvosa de sábado, quando cheguei em minha última visita à Nike Town da quinta avenida, em Nova Iorque. A primeira surpresa que tive foi que a loja, que ainda não estava aberta para os consumidores (faltavam 15 minutos para a abertura), estava repleta de atletas amadores, fazendo sua refeição pós-treino. Um farto […]

Leia mais ...

18 julA bancarização do Varejo

Por Rafael Barros O favorável cenário que vem sendo observado na economia interna, responsável pelo crescimento do consumo e, consequentemente, os bons resultados do varejo, está desenhando o esboço de um 2010 extremamente aquecido para esse setor da economia. Enquanto alguns setores ainda lambem as feridas após terem passado por duros ajustes durante a crise, […]

Leia mais ...