16 janBrasil é tema de destaque nas palestras do 2º dia da NRF 2012

Escrito por Daniel Zanco, sócio-diretor da Universo Varejo

O segundo dia da 101ª edição da NRF Retail’s Big Show foi marcado pela presença de Bill Clinton, 42º presidente americano e idealizador da Clinton Foundation – fundação que desenvolve projetos humanitários em prol da comunidade carente. Bill Clinton ressaltou a importância das nações olharem em conjunto para os problemas enfrentados por nosso planeta, a fim de desenvolver e compartilhar ações que possam solucioná-los.

Visto como uma das vias de saída para as crises enfrentadas, o varejo é citado pelo ex-presidente como um forte expoente tanto na economia americana, quanto na brasileira. Além disso, Bill Clinton elogiou toda a matriz energética brasileira, bem como a forma com que lidamos com as dificuldades e divergências de opinião a respeito da exploração da Amazônia – tema que causa grande polêmica.

Para reforçar a notoriedade que o Brasil possui no evento, Paco Underhill citou cases brasileiros, como Daslu e o Mercado Municipal de São Paulo, para exemplificar a importância de se acompanhar o dia-a-dia do varejo, em circular e fazer visitas, e “gastar a sola do sapato”.

Muitas foram as palestras que abordaram aspectos relacionados à tecnologia e às formas de integração dos múltiplos canais de distribuição, gerando fidelização dos consumidores superconectados. Nesta temática, na apresentação da Macy’s, Peter Sachse, em parceria com a Dunnhumby, mostrou como desenvolver um programa de fidelidade amplo e eficiente. O dado mais impressionante nos mostrou que, em algumas comunicações, são criadas até 500.000 versões diferentes para um único email, todas customizadas de acordo com o consumidor que irá recebê-lo.

A segunda-feira também foi marcada pelo início da EXPO – feira em que empresas de diferentes portes e segmentos apresentam suas soluções para tornar o varejo mais inteligente e eficiente. Gigantes da tecnologia como SAP, IBM, NCR, Oracle, Dell, Intel e Microsoft montaram grandes estruturas para dividir com os varejistas presentes na NRF as suas mais recentes soluções.