05 setComo o Carrefour introduziu a cultura do e-learning em sua rede

e-learning-translation-services

O Carrefour é um varejista multinacional, com mercados consolidados na França, Espanha, Bélgica e Itália, que, somados, são responsáveis por 75% das vendas do grupo ao redor do mundo. Cada loja desenvolve sua própria oferta de produtos para atender a cultura e demanda local. Na Itália, por exemplo, 89% das marcas próprias de alimentos são produzidas localmente. A rede italiana também, que possui 18000 colaboradores e 1218 lojas, fez questão de adaptar a aprendizagem e desenvolvimento para atender de forma adequada os funcionários italianos.

O grupo teve três principais desafios de aprendizagem para a operação na Itália:

– Aumentar a habilidade dos gestores e introduzir a cultura do e-learning;

– Desenvolver uma forma mais eficiente de aplicar treinamentos técnicos para funções específicas dentro da loja, como padaria ou pessoal do departamento elétrico;

– Aplicar treinamento obrigatório sobre questões jurídicas e de comprometimento para um grande número de funcionários.

Para atender a estas demandas, o Carrefour desenvolveu uma ferramenta de e-learning e aplicou-a para os 3000 funcionários em cargos de gestão. A equipe de desenvolvimento e aprendizado do grupo varejista também configurou uma instância dedicada ao Mohvie, que lhe proporcionou frameworks para a criação de conteúdo personalizado.

A plataforma possui conteúdo que o Carrefour Itália criou para atender as necessidades locais. Anteriormente, o e-learning representava apenas 5% do treinamento; agora 20% do treinamento é entregue através desta plataforma. “Nós pensamos que a solução de e-learning poderia ser a melhor para nos ajudar a introduzir esta cultura na Itália”, disse Fabio Gabbiani, Diretor de Treinamento no Carrefour Itália. “A plataforma é diferente das outras soluções porque traz aspectos sociais, com blogs, fórums e wikis, por exemplo”.

Estimulando discussão e interação

A equipe de treinamento e desenvolvimento decidiu introduzir o portal de aprendizado para o nível de gerenciamento antes de tudo, para familiarizar os gerentes com o e-learning e direcioná-los para uma mudança de cultura antes de aplicar o treinamento para os demais funcionários. A plataforma tem, atualmente, 52 cursos de formação. Além disso, a equipe criou um vídeo de lançamento da plataforma, que incluiu uma montagem com vários alunos falando sobre suas experiência com o e-learning. Juntamente com os vídeos eram apresentadas entrevistas com experts e técnicos “de fora”, como técnicos de esporte.

Altos Níveis de Engajamento

500 pessoas são engajadas com a plataforma de e-learning todos os dias, com uma média de 2h por visita. A cada duas semanas a equipe de desenvolvimento insere uma nova avaliação no portal, para descobrir o que os usuários gostam ou não gostam na plataforma e eles tem a possibilidade de responder usando uma ferramenta de classificação.

Fabio Gabbiani acrescenta “Para mim não é somente o número de pessoas que classificam a plataforma como boa, é também sobre ver as pessoas se tornando capazes de encontrar soluções e treinamentos para os desafios que encontram em seus trabalhos”.

Fonte: CrossKnowledge