16 janComo vender através das Redes Sociais

Escrito por Marisa Adán Gil, da Pequenas Empresas & Grandes Negócios

O Twitter vende mais que o Facebook. Muitas vezes, um erro nas redes sociais pode ser uma oportunidade de crescer. Essas são algumas das conclusões do encontro realizado neste domingo na NRF Retail’s Big Show. A palestra, a cargo do consultor Erick Qualman, autor do livro Socialnomics, teve como tema a influência das redes sociais nos negócios. Em entrevista exclusiva a Pequenas Empresas & Grandes Negócios, o consultor deu cinco dicas para as empresas de pequeno e médio porte explorarem as redes sociais.

1. Comece já. O único jeito de aprender é fazendo. Não use a falta de tempo como desculpa. Empreendedores não têm muito tempo, mas o que é mais importante do que ter feedback do seu cliente? Nada. Crie perfis no Twitter e Facebook, pesquise ferramentas para rastrear os clientes, explore.

2. Não tente abraçar o mundo. Não tente se conectar com todo mundo ao mesmo tempo. Procure o seu nicho. Tente algumas ferramentas para rastrear as mídias sociais que podem te ajudar. E continue daí.

3. Pequenas e médias empresas têm uma grande vantagem sobre as maiores. Você pode tratar o cliente de igual para igual, e isso é poderoso. Use essa vantagem para criar uma relação de confiança com o cliente.

4. Na hora de vender, prefira o Twitter ao Facebook. Em um mundo onde quem é mais rápido vence, o Twitter é uma ferramenta mais rápida e mais simples de usar. Como os caracteres são limitados, empreendedores e clientes são obrigados a ser objetivos, o que pode ajudar muito na comunicação.

5. Explore as falhas. Se cometer algum erro nas redes sociais, aproveite a oportunidade para se aproximar mais ainda dos clientes. Pense nos erros como oportunidades de mostrar outros aspectos da empresa para o consumidor.

Texto extraído de http://revistapegn.globo.com/Revista/Common/0,,EMI328429-17180,00.html