27 marCompras em lojas físicas causam maior arrependimento nos consumidores

Escrito pela Redação do iG São Paulo

61% dos consumidores acreditam que t~em mais liberdade para comprar na internet

A presença do vendedor nas lojas físicas pode influenciar a decisão de compra do consumidor. É o que pensam 57% dos entrevistados de uma pesquisa feita pelo site comparador de preços Kuantokusta, divulgada em primeira mão ao iG. Eles responderam “sim” (11%) ou “às vezes” (46%) quando questionados se sentem que o vendedor os pressiona a levar um produto para casa.

Quanto a compras feitas por impulso, 32% aconteceram em lojas físicas e 24% em lojas virtuais. O restante dos consultados, 44%, diz não lembrar em qual ambiente fez a transação. O levantamento mostrou, também, que 43% dos que se arrependeram de uma compra a fizeram pessoalmente em uma loja, enquanto 28% compraram em lojas online. Os outros 29% afirmam não se lembrar do ambiente.

Por não haver presença humana, as compras na internet são mais conscientes, na opinião de 61% dos consumidores, que justificaram mais liberdade para avaliar o produto e até para desistir da compra.

Entre os que ainda preferem consumir nas lojas físicas, mais de um terço possuem mais de 40 anos de idade. A grande maioria dos entrevistados que preferem consumir em lojas virtuais (73%) costuma fazê-lo sozinho. Já nas lojas físicas, 46% dos consumidores vão acompanhados.

Em datas comemorativas, a decoração das lojas físicas não pesa na decisão de compra do consumidor, pelo menos na visão de 65% dos entrevistados pelo site.

Pesquisa de Preço

A pesquisa do Kuantokusta revelou que 42% dos consumidores usam aparelhos móveis, como tablets e celulares, para comparar preços de produtos e fazer compras pelos sites. Outros 40% afirmaram não ter o hábito de pesquisar, nem de comprar pela internet. Enquanto isso, 15% costumam pesquisar no ambiente virtual, mas ainda preferem ir às lojas para fazer a compra.

Entre os produtos mais consumidos através das lojas virtuais, os eletrônicos lideram com 65% da preferência, seguidos pelos eletrodomésticos (33%). Livros (26%) e artigos domésticos (23%) vêm em seguida (confira o gráfico abaixo).

Produtos mais comprados pela internet

Veja quais são os produtos que o consumidor mais compra pelas lojas virtuais, segundo pesquisa do comparador de preços Kuantokusta:

Kuantokusta

Texto extraído de: http://economia.ig.com.br/empresas/comercioservicos/2013-03-20/pesquisa-comprar-em-loja-fisica-causa-mais-arrependimento.html