23 outConcorrência com as vendas online é desafio para os shoppings

Escrito pela Redação da Reuters

O aumento da concorrência e o crescimento acelerado do comércio eletrônico devem representar alguns dos maiores desafios a serem enfrentados pelo setor de shopping centers nos próximos anos, a fim de manter o ritmo de expansão visto até agora.

“Temos visto aumento significativo no número de desenvolvimento de projetos, deixando o mercado mais concorrido”, afirmou o presidente-executivo da BR Malls, Carlos Medeiros, em evento da Abrasce (Associação Brasileira de Shopping Centers).

O segmento de shopping centers deve fechar este ano com 31 empreendimentos inaugurados. Para 2013, estão previstos 45 novos shoppings, totalizando 505 no país.

O aquecimento do comércio eletrônico, cujas vendas vem crescendo a taxas robustas, também preocupa o setor, segundo o executivo.

“Temos um desafio grande em comércio eletrônico. Não sabemos o tamanho desse desafio, mas as vendas online têm crescido mais rápido que as de shoppings”, disse.

Para contornar tal cenário, Medeiros citou a necessidade de o setor apostar em melhoria operacional e na transformação do varejo físico em centros de lazer e entretenimento, não apenas de compras.

“O fortalecimento das redes de varejo vai ser fundamental para o desempenho do setor daqui para frente”, assinalou, mencionando que, até 2014, o número de pessoas pertencentes a classe média deve crescer em 20 milhões.

Medeiros citou ainda, entre os desafios, a dificuldade cada vez maior de se aprovar novos projetos em cidades como São Paulo e Rio de Janeiro, o que deve resultar em um movimento de entrada em novas cidades.

“A aprovação de projetos também será um dos maiores desafios do setor. A burocracia não caminhou tão rápido quanto o desenvolvimento do setor”, disse o executivo, que aposta na tendência de consolidação como umas das formas de o setor não perder força.

“Acredito em consolidação, em maior concentração de empresas”, afirmou, acrescentando que, hoje, os três maiores administradores de shoppings do país detêm apenas 24% do setor.

“As vendas de shoppings nunca caíram no Brasil e todos os anos subiram três vezes mais que a média do PIB, desde 1995. Mas será preciso vencer desafios para manter esse ritmo”, disse Medeiros.

A BR Malls, maior administradora de shoppings do país, tem participação em 47 empreendimentos.

Texto extraído de http://www1.folha.uol.com.br/mercado/1170126-concorrencia-das-vendas-on-line-e-desafio-para-os-shoppings-diz-executivo-da-br-malls.shtml