06 novConfira dicas de como aproveitar o Black Friday 2013

Escrito por Luciana Reis, do Catraca Livre

blackfriday

Foi dada a largada para a Black Friday 2013 que este ano acontece dia 29 de novembro. A grande queima de estoque promete movimentar o varejo brasileiro que em 2012 vendeu no e-commerce R$ 217 milhões, segundo a ClearSale, empresa especializada em autenticação de compras online.

A Black Friday acontece sempre em novembro e vende produtos com descontos realmente atrativos com o intuito de limpar o estoque para receber as mercadorias que serão vendidas no Natal. Criada pelo varejo americano, a Black Friday chegou ao Brasil em 2010 e realiza ações principalmente no e-commerce. Infelizmente em 2012 o Procon recebeu diversas denúncias de lojas que estavam “maquiando” os preços: aumentando- os para depois oferecer um preço mais baixo, ou seja, não oferecendo de fato um desconto real.

As lojas são responsáveis pela venda do produto com o preço anunciado e sua entrega em perfeitas condições. Caso sinta-se lesado o consumidor deve entrar em contato com os órgãos de defesa do consumidor.

Para evitar dissabores na hora de comprar ou ainda gastar além da conta, impulsionado pelo senso de oportunidade o consumidor pode se preparar para aproveitar os descontos da Black Friday. Antonio Jorge Miranda, CEO do Cuponomia, portal que reúne cupons de descontos dá algumas dicas de como fazer boas compras:

Lista de compras

Assim como para ir ao supermercado a lista de compras ajuda ao consumidor a comprar o que é necessário, na Black Friday a wishlist pode orientar a focar nos produtos realmente desejados para evitar que seja comprado o que nem será usado só porque está barato.

Preço dos produtos

Com a lista de desejos pronta é importante pesquisar o valor dos produtos para que se tenha ideia se o preço oferecido na Black Friday realmente está com um desconto atrativo que realmente valha a pena. Os comparadores como Buscapé, Já Cotei, Bondfaro e outros podem ajudar a consultar os preços em diversas lojas.

Lojas preferidas

Geralmente o consumidor tem algumas lojas onde prefere comprar por diversas razões como preço, qualidade dos produtos e atendimento. O mesmo é válido para compras online. Vale comprar em uma loja virtual onde já se tenha tido uma boa experiência de compra. Se for o caso de comprar em uma nova loja vale pesquisar sua reputação em sites como eBit e Reclame Aqui.

Mais descontos

Desconto é bom e todo mundo gosta. As lojas virtuais oferecem descontos para compras pagas com boleto bancário, frete grátis acima de um determinado valor, preços reduzidos em comparadores e cupons de desconto. É importante ficar atento antes de finalizar a compra para aproveitar mais descontos.

Texto extraído de: http://catracalivre.com.br/geral/mercado-3/indicacao/como-aproveitar-os-descontos-da-black-friday-sem-preocupacao/