14 janConfira os destaques do segundo dia da NRF 2014

Escrito por Daniel Zanco, sócio-diretor da Universo Varejo

(George W. Bush durante palestra na NRF 2014)

(George W. Bush durante palestra na NRF 2014)

Certa tensão era gerada logo na chegada ao segundo dia da NRF 2014. Manifestantes gritando palavras de ordem já nos davam a ideia de quão controversa era a expectativa em relação ao mais badalado palestrante do dia.

A abertura foi feita por Matthew Shay, CEO da NRF, que mostrou quão forte é a atuação dessa poderosa associação junto ao congresso americano. Dentre as palavras de ordem da NRF estão a pressão por redução de impostos, a valorização e retenção dos talentos e  a expansão dos negócios. São desafios bastante parecidos com os brasileiros, mas defendidos com uma união e foco infelizmente difícil de ser encontrada em casa.

Shay foi precedido por Sadove, Chairman da NRF e colega de Universidade Harvard de Busch. O papo correu como uma conversa de amigos, com Busch contando como é sua vida de presidente aposentado, particularidades e dificuldades que enfrentou em seu governo, como é sua relação com os outros ex-presidentes e como anda sua fundação. Uma das frases mais importantes e aplicáveis de Busch foi a de que “todo gestor dificilmente será especializado em todos os assuntos” e que “cercar-se de gente capacitada é fundamental para obter sucesso”.

A outra Keynote do dia foi uma grande revisão sobre o que será mais dominante no cenário tecnológico, feita por Ginni Rometty – Chairman e CEO da IBM. A mais poderosa mulher do mundo da tecnologia citou três grandes caminhos, que ela considera irreversíveis e com um poder enorme de revolucionar o negócio:

CLOUD – para dar múltiplos acessos a dados, de clientes e varejistas, sempre com governança e segurança;

BIG DATA – de todos os dados gerados pela humanidade, 80% foram nos últimos dois anos;

COMPUTAÇÃO COGNITIVA – é uma tecnologia ainda incipiente, mas já com boas aplicações na medicina, impulsionada pelo supercomputador Watson, já apresentado aqui na NRF em 2012. Uma pequena aplicação desse tipo de recurso foi apresentada no site da The North Face.

(Ginni Rometty , CEO e Chairman da IBM)

(Ginni Rometty , CEO e Chairman da IBM)

Dentre as Breakout sessions, destaca-se as revisões feitas pela Deloitte e pela Forrester Research. A primeira sobre os poderosos do varejo Global, que levantou a questão que entre os 5 maiores varejistas brasileiros há apenas um player nacional. Já a Forrester Research trouxe dados interessantes sobre o ecommerce, concluindo que ele ainda continua a crescer, mas que principalmente cresce a quantidade de compras em lojas físicas que passam por acessos a web, principalmente por dispositivos mobile.

Estes, por sua vez, foram o tema central de um excelente painel com executivos do Ebay e da Toys’R Us, que mostraram cases muito interessantes de interação digital como forma de melhorar a experiência e facilitar o precesso de compra. Destaque para o display de seleção de produtos da Toys R Us e para o case da loja Kate Spade Saturday – pop up feita apenas com a vitrine, com entregas em até 1 hora.

Customização, Convergência, Mobile, Relevância e Experiência de Compra continuam sendo as palavras de ordem – apoiadas em muito uso de tecnologia.