10 novConheça 5 cases de sucesso na Black Friday brasileira

Escrito por Guilherme Dearo, da Exame.com

black-friday

A próxima edição da Black Friday já se aproxima e as marcas começam a se preparar para um dia agitado de vendas e estratégias de marketing.

Esse ano, ela acontece em 28 de novembro.

A equipe de vendas do Google Brasil preparou um estudo listando alguns casos de sucesso da Black Friday de 2013 na internet.

Veja a seguir cinco bons exemplos que podem inspirar as marcas em novas ações esse ano:

1. Dafiti

Estratégia de marketing para a data: a empresa criou ofertas para cada dia da semana da Black Friday, separadas por cores (White Monday, Blue Tuesday, Red Wednesday, Yellow Thursday, Black Friday). Por exemplo: na segunda-feira, entraram na promoção apenas os produtos brancos; na terça, os azuis. Para divulgar a campanha, usou anúncios do Google Ads, YouTube e anúncios em portais de internet.

Resultado: a empresa teve um aumento de vendas não só no dia da Black Friday, mas durante toda a semana.

2. Ricardo Eletro

Estratégia de marketing para a data: a empresa apostou vídeos bem-humorados sobre a pronúncia do termo Black Friday, que tinham a intenção de levar até os clientes um pouco da essência da empresa. Para divulgar a campanha, a empresa investiu em mídias tradicionais, mas focou no YouTube, onde veiculou diversos vídeos de seu proprietário comparando suas promoções com as existentes nos Estados Unidos. A empresa conseguiu ganhar a simpatia dos consumidores, o que gerou tráfego para as lojas físicas.

Resultado: o crescimento de vendas foi acima do esperado.

3. Netshoes

Estratégia de marketing para a data: a empresa criou o Sport Friday, focado em seu segmento de negócio, e divulgou a data em plataformas como Google Search e YouTube. Ela ofereceu, além de itens com até 70% de desconto, a prestação de serviços como a personalização de produtos.

Resultado: a empresa dobrou o número de vendas para novos clientes e teve 60% a mais de tráfego em relação à edição de 2012 do evento. A procura pelos serviços de personalização cresceu 214% na data, comparando com as três sextas que antecederam a ação.

4. OQVestir

Estratégia de marketing para a data: O OQVestir planejou uma estratégia coordenada de produtos e divulgações. Foi construída uma landing page dedicada exclusivamente aos produtos da Black Friday, com diversas possibilidades de busca, para ajudar as clientes a encontrarem exatamente o que procuravam. O YouTube foi uma das plataformas mais ativadas para anunciar as promoções.

Resultado: O aumento foi excepcional, na casa de 700% de incremento versus a data no ano anterior.

5. Mercado Livre

Estratégia de marketing para a data: a campanha da Black Friday 2013, que consistiu em investimentos em Google Search e Google display, conseguiu posicionar o MercadoLivre.com como uma empresa que também consegue participar de eventos promocionais como a Black Friday e oferecer bons preços, frete grátis e boas opções de parcelamento sem juros.

Resultado: no dia da Black Friday 2013, houve aumento de 46% nas vendas em relação à Black Friday de 2012.

Texto extraído de: http://exame.abril.com.br/marketing/noticias/5-casos-de-sucesso-da-black-friday-no-brasil