09 agoConquista emocional no PDV

Escrito por  Caroline Kodama, do Portal NO Varejo

Entender a mente do consumidor é algo que muitos empresários buscam. A necessidade de sair da razão e partir para a emoção do shopper faz toda a diferença na decisão de muitas compras. No mundo do varejo, se o produto é igual e o preço não é tão diferente, o que faz o cliente ficar ligado à loja é o fator emocional.

Segundo Domingues, os varejistas devem observar a vida do estabelecimento deles, testando antes ou depois, e avaliando o comportamento do shopper. É importante entender as necessidades humanas para construir as relações emocionais. “O cliente não precisa me dizer que fui eficiente, ele deve sentir isso. Parece uma relação de casamento ou amizade, você não precisa perguntar se foi bom. É uma palavra sugestiva, mas temos que esquentar a relação, tratar os clientes como seres humanos”, explicou.

No ambiente de varejo a oferta de produtos ou serviços é infinita, entretanto, o shopper tem capacidade de compra restrita. De acordo com os dados apresentados pelo palestrante, 80% da decisão de compra se concretiza no PDV; 75% das compras são para o consumo compartilhado e 70% dos gastos do shopper são discricionários, dependendo mais da vontade do que da necessidade.

O executivo também enfatizou a necessidade de criar uma experiência de compra única para cada segmento ou cluster, e nos casos de loja física os shoppers devem ser atingidos nos oito sentidos, que são os cinco maios o equilíbrio, direção e tempo.

“Conquistar um cliente é a garantia de sobrevivência de uma empresa, afinal, no varejo tudo e todos são concorrentes. Vende mais quem atrai mais e é relevante para o shopper no momento da visita a loja”, afirmou.

Para finalizar, deixou a dica: “É importantíssimo vocês avaliarem que a nova geração de consumidores são os Milennials, composta pelos nascidos de 80 a 95, inconstantes e exigentes. Compram mais pelas etiquetas de preços que a etiquetas de marca, mas se eles são cativados tornam-se fiéis. Essas conexões emocionais que constroem os vínculos com o cliente podem alavancar as vendas”.

Texto extraído de http://www.portalnovarejo.com.br/consumidor/noticias/consumidor-no-varejo/conquista-emocional-no-pdv