Universo Varejo | Consumidor vê vantagens com uso de tablets na experiência de compra

13 junConsumidor vê vantagens com uso de tablets na experiência de compra

Escrito por Vitor Moreira, do Portal No Varejo

83% dos gerentes de lojas varejistas na América Latina acreditam que o uso de tablets ajuda a oferecer um serviço melhor, aponta Motorola Solutions

Um estudo de comportamento, realizado pela Motorola Solutions na América Latina, mostra que 83% dos gerentes de lojas do varejo vêem o uso do tablet no processo de venda como vantajoso, por possibilitar um serviço mais rápido e eficiente. O levantamento também aponta que 65% dos consumidores acreditam que vendedores munidos de tablets melhoram sua experiência de compra, à medida que proporcionam informações sobre os itens desejados em tempo real.

“Quando se trata de atender aos consumidores, fatores como o tempo, a velocidade e as informações fornecidas são fundamentais para a decisão de compra. Na atualidade, as soluções de mobilidade permitem uma economia de tempo significativa e o acesso às informações necessárias em tempo real, oferecendo, assim, agilidade aos processos tanto de compra como de venda. Os tablets oferecem essas características, por isso a importância de adaptá-los nas lojas como ferramentas de apoio para os vendedores, habilitando-os a melhorar substancialmente a experiência de compra”, diz Miguel Martinez Noguerol, vice-presidente Corporativo de Vendas e Operações para América Latina e Caribe da Motorola Solutions. A experiência definitivamente influencia de maneira efetiva os processos de compra, visto que 2 em cada 5 clientes estariam dispostos a gastar até 50% a mais em estabelecimentos que oferecessem serviços melhores.

Essa pesquisa de comportamento de consumo, a Holiday Shopper Survey, foi realizada pelo segundo ano consecutivo no México e no Brasil, em dezembro de 2012. Conduzido pela Research Now, o levantamento incluiu mais de 430 consumidores e 115 supervisores de lojas. Alguns outros pontos importantes ressaltados pelo estudo são:

– Dos consumidores pesquisados, 20% manifestaram insatisfação com a disponibilidade de vendedores e com o serviço de atendimento a clientes que eles oferecem, enquanto 15% mostraram-se satisfeitos com as informações fornecidas no momento de realizar uma compra.

– 74% dos consumidores pesquisados concordam que sua experiência de compra poderia melhorar se os vendedores contassem com computadores móveis de mão com scanners e leitores de códigos de barras para verificar o preço e a disponibilidade dos produtos.

– As lojas varejistas perdem 62% das vendas não concretizadas. Só 38% dos consumidores que deixam a loja sem concretizar a compra o fazem depois na mesma loja, enquanto 47% vão para o concorrente.

Texto extraído de: http://www.portalnovarejo.com.br/index.php/component/k2/item/6973-estudo-aponta-vantagens-do-uso-de-tablets-na-experiencia-de-compra