16 janConsumo cresce apenas 5% no terceiro trimestre de 2012

Escrito por Bruno Garcia, do Mundo do Marketing

Compras realizadas pelas classes D e E foram as responsáveis por impedir uma desaceleração maior da economia brasileira. Números são da Kantar Worldpanel

O consumo de bens duráveis sofreu uma desaceleração, registrando crescimento de apenas 5% no terceiro trimestre de 2012. Nos anos anteriores, o acréscimo foi de 11% (2011) e 14% (2010). Os dados são da Kantar Worldpanel e analisam o volume de compras  realizadas até setembro. O movimento só não foi maior por conta das compras das classes D e E. O consumo realizado pelas famílias destas faixas de renda aumentou em 9%. Na classe C, a alta foi de apenas 3%, enquanto nas classes A e B, 4%.

A desaceleração no consumo foi registrada com equilíbrio em todas as regiões do pais. Nos estados onde as classes D e E são mais representativas, esse movimento é mais sutil. A estabilidade alcançada em todo país em unidades adquiridas deve-se às regiões Norte e Nordeste, que registram aumento de 3%, e também os estados do Espírto Santo e Minas Gerais e o interior do Rio de Janeiro, que, juntos, elevam em 2% o consumo.

Texto extraído de http://www.mundodomarketing.com.br/ultimas-noticias/26455/consumo-cresce-apenas-5-no-terceiro-trimestre-de-2012.html

Post marcado com , , , ,