29 agoDisciplina de execução – Sua equipe tem?

Um amigo, que é também um dos melhores gestores com quem já trabalhei – Luiz Otávio Nascimento – sempre citava uma frase da Indira Gandhi “Há dois tipos de pessoas: as que fazem as coisas e as que dizem que vão fazer. Procure ficar no primeiro grupo pois lá há bem menos gente”  No varejo essa frase parece ter ainda mais peso. Num ambiente tão dinâmico, com tantas variáveis mudando simultaneamente, fazer acontecer pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso.

Diversos especialistas já citaram a DISCIPLINA DE EXECUÇÃO como um fator chave para o sucesso de operações varejistas. Fazer o que tem que ser feito pode parecer simples, mas num ambiente em que a mão de obra nem sempre é selecionada e preparada como devido, em que o improviso é às vezes visto como virtude e onde gestores delegam e não acompanham, o fácil torna-se bastante complicado.

A disciplina de execução precisa estar presente em todos os processos de uma operação varejista. Treinamentos são aplicados e os conceitos combinados em sala não são checados no campo, vitrines são planejadas mas o gerente da loja não gosta do produto e muda, normas de fornecimento são combinadas com os fornecedores mas exceções são abertas diariamente, metas são atribuídas mas chegam apenas no oitavo dia do mês, reuniões são agendadas mas mudam na última hora, web sites são criados mas não atualizados, sistemas são implantados mas nem sempre utilizados, cadastros não são devidamente preenchidos e por aí vai…

Quando pesquisamos o varejo nos Estados Unidos, nos deparamos, em geral, com uma irreparável disciplina. Lembro-me de, em uma visita à Victoria’s Secret ficar espantado em ver como a loja retratava milimetricamente o caderno de Visual Merchandising, entregue a todas as lojas da rede. Os americanos são mesmo mais orientados a processo do que nós, latinos, que costumamos “dar um jeitinho”, um “toque pessoal”. Isso não significa que devemos tolerar adaptações que comprometem a percepção de rede. Diversas redes nacionais mostram que é possível termos processos funcionando abaixo da linha do equador.

Como melhorar a execução da sua equipe ?  Executando o papel de gestor !  O gestor deve ser o primeiro a acompanhar, a avaliar, a cobrar e a não tolerar desvios nos processos planejados. Aprendi com aquele gestor do primeiro parágrafo (LON) a técnica do “me mostre”. Quando ele perguntava sobre a execução de uma tarefa sempre fazia com que o subordinado o mostrasse a tarefa devidamente concluída. Varejo é isso – acompanhamento dia a dia, minuto a minuto, sem descanso. Delegar não significa abandonar. Planejar não significa executar.

Algumas dicas para melhorar a execução de seus time:

  1. Não distribua tarefas, distribua responsabilidades. Mostre o porquê e a importância daquela tarefa ser executada corretamente;
  2. Seja claro ao estabelecer processos. Um email escrito não significa uma mensagem compreendida;
  3. Teste o processo antes de confirmá-lo. A prática tende a ser diferente do papel;
  4. Use a técnica do “me mostre”
  5. Nenhum processo é tão bom que não possa ser melhorado. Estabeleça reuniões periódicas e ouça quem executa;
  6.  Seja extremamente rigoroso com as exceções. Elas adoram virar regra.

Pense nisso, mãos a obra e boas vendas !

Daniel Zanco