10 dezEmpreendedora lança loja móvel de roupas femininas e infantis

Escrito pela Redação da Agência Sebrae de Notícias

unic loja de rua

Araras com os últimos lançamentos, provador, espelho, gavetas com estoque de peças, luz ambiente e ar condicionado. Características que podem descrever qualquer loja de roupas, seja em shoppings ou estabelecimentos de rua. Não fosse um detalhe. Todo esse aparato está montado sob quatro rodas. A Unic Loja de Rua, customizada dentro de um veículo Van Renault Master, está rodando há um mês pelas vias da Região Metropolitana de Goiânia com a venda de roupas femininas e infantis.

A ideia nasceu da vontade de dois irmãos em ter o próprio negócio. Apoiados pelo pai, eles colocaram as mãos na massa e transformaram o veículo, ano 2005, em uma loja móvel, cheia de estilo. Tatyane Martins Queiroz, de 36 anos, conta que o irmão, Haroldo Alessandro, 35, que é arte-finalista, desenhou todo o projeto e, junto com o pai, que fez as instalações elétricas do carro, confeccionou toda a parte de marcenaria.

Um mês depois de colocar a ideia em prática, eles já estavam na direção do próprio negócio. E o resultado tem surpreendido. “Quando as portas da Van se abrem, as pessoas ficam admiradas. Surpreendem-se ao ver que dentro do veículo realmente tem uma loja, com tudo que é necessário”, diz Tatyane, que é a responsável por dirigir a Van e levar a loja até os consumidores.

Tatyane observa que, apesar de o negócio ser novo, a procura já tem sido significativa, pois os clientes querem justamente o diferencial que a loja móvel tem a oferecer: comodidade e praticidade. “Hoje em dia, nem todos têm tempo de ir às compras. Por isso, levar a loja até o consumidor, no horário e local que ele preferir, tem causado encantamento”, diz. Por enquanto, ela faz visitas a salões de beleza e vai à casa de amigas para mostrar as mercadorias, mas a intenção é conseguir autorização na prefeitura para comercializar os produtos em feiras da cidade.

Trabalhar com a loja móvel significou mudança na vida de Tatyane e Haroldo Alessandro. Formada em Recursos Humanos (RH), ela deixou a profissão para se dedicar às vendas de roupas. A experiência de lidar com consumidores ela trouxe na bagagem que adquiriu ao longo dos dez anos em que atuou como gerente da loja de livros jurídicos da seccional goiana da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-GO).

“Agora é diferente, mais fácil de aprender. Sem contar que todos os dias é uma experiência nova, com diversidade de clientes”, diz a empreendedora. Já Haroldo Alessandro morou por muitos anos na Europa, onde trabalhava por conta própria. Quando retornou ao Brasil, decidiu manter a mesma linha.

Experiência
Antes de colocar a loja móvel nas ruas, Tatyane conta que participou de minicursos durante a Feira do Empreendedor 2014, realizada pelo Sebrae em Goiás. Durante o evento, ela assistiu a palestras sobre como montar uma loja, vendas pela internet e de como se tornar uma empreendedora. As dicas se tornaram tão preciosas para a empreendedora que, agora, ela quer realizar mais cursos para aprimorar o novo negócio.

Uma das dicas que Tatyane já aproveita no dia a dia de seu comércio é sobre inovação para vender mais. Por isso, mesmo com pouco tempo de estrada, Tatyane e o irmão já pensam em inovar o negócio. Eles começaram a fabricar blusas e trabalham com o processo de sublimação em tecidos. Os irmãos já adquiriram todo o maquinário para produzir camisetas femininas e masculinas.

Texto extraído de: http://revistapegn.globo.com/Noticias/noticia/2014/12/empreendedora-inova-e-monta-loja-movel-de-roupas-femininas-e-infantis.html