19 dezFacebook é um grande aliado dos varejistas

Escrito por Elaine Medeiros, da CM No Varejo

Há cerca de três meses, a Buddy Media divulgou um estudo que apontava as melhores datas para o varejista trabalhar com as redes sociais. De acordo com o levantamento, o melhor dia para as publicações na rede era na quarta-feira e o pior, na sexta. Além disso, a análise revelou que o engajamento dos fãs em murais de varejistas no Facebook aumentavam nas quartas-feiras e domingos, representando respectivamente valores de 8% e 2% superiores a média.

Já os posts relacionados às marcas do varejo, enviados durante o horário das 20h às 7h, apresentaram uma taxa de engajamento dos usuários 20% maior em termos de uso da função “Curtir”, e de taxa de comentários, quando comparados às mensagens escritas durante às 8h e 19h. Mas dados do “Strategies for Effective Facebook Wall Posts” indicaram exatamente o contrário, alegando que 89% das marcas de varejo realizavam suas postagens exatamente neste horário: das 8h às 19h.

Para Gabriel Borges, diretor da LikeStore – primeira ferramenta que permite transformar qualquer página do Facebook em e-commerce -, a rede social tenta mostrar para os empresários o que é realmente interessante, por meio dos seus relatórios de performance. “Independente do contexto de hora e dia é possível analisar as informações de engajamento e comentários mais visitados, capazes de mostrar o comportamento de cada mercado. Mas essas ferramentas de mensuração são pouco utilizadas pelas empresas”, explica.

Além disso, Borges lembra que pela sua experiência é possível afirmar que os pontos de maior concentração de visitas no Facebook são no final da manhã, no início da tarde e no final do dia, “quando todos os usuários estão com o tempo mais disponível para acessar a internet”. Sendo assim, ele recomenda que os varejistas procurem publicar seus posts antes desses períodos.

Varejo é a terceira categoria mais curtida

Todos esses indícios foram comprovados pelo diretor, por meio de análises e cruzamentos feitos com outras pesquisas, que apontam inclusive que o varejo está em terceiro lugar no ranking das 10 páginas mais curtidas na rede, perdendo somente para as categorias como entretenimento (músicas, filmes etc) e esportes, respectivamente. Isso porque grande parte dos internautas buscam saber sobre promoções e descontos, além de querer conhecer quais as marcas de maior consumo. “Neste quesito, a procura chega a ser mais a respeito da marca do que propriamente a loja”, esclarece Borges.

O estudo da Buddy Media também revelou que as marcas que postam uma vez por dia apresentam engajamento dos fãs 40% superior àquelas que postam três vezes ou mais. Sendo assim, a taxa de uso da função “curtir” para marcas que escrevem de uma a duas mensagens por dia é 32% superior a das que o fazem três ou mais vezes ao dia. As taxas de comentários nesse aspecto também são 73% maiores.

“Hoje o Facebook pode ser uma das principais fontes de informação e gerenciamento do varejista, em razão da sua funcionalidade (ligada às ferramentas de mensuração), apesar de poucos empresários o utilizarem. Comparada a outros recursos, como por exemplo o Twitter, a rede ainda é a mais interessante para os negócios por não depender do horário em que foi publicado para ficar em destaque”, conclui.

Texto extraído de http://cmnovarejo.com.br/varejo-em-foco/pesquisas-e-fluxo-do-varejo/2137-facebook-e-um-grande-aliado-dos-varejistas