06 junFlagship do KFC é referência em Istambul

(Foto: Gürkan Akay, Istambul)

(Foto: Gürkan Akay, Istambul)

Tida como uma metrópole exótica onde diversas culturas e culinárias entre a Europa e a Ásia, Istambul é o local perfeito para o KFC, o restaurante fast-food que traz um ar de mistério graças à mistura secreta de 11 ervas e especiarias.

A CBTE Architeture (Istambul) já desenvolveu uma série de lojas do KFC ao redor da Turquia. Sua presença lá permite que o KFC re-imagine sua aparência, enquanto se esforça para manter uma identidade coesa.

Embora a cidade já seja casa de 44 unidades do KFC, nenhuma tem o mesmo visual que a unidade localizada em Sirkeci, uma região antiga da cidade que já foi terminal para o Expresso Oriente, e hoje é um misto de arquitetura cosmopolita, ruas sinuosas, botiques de alta costura e atrações culturais. A fachada ornamental neoclássica do restaurante tem vista para o Estreito de Bósforo, assim como à medieval Torre de Gálata.

(Foto: Gürkan Akay, Istambul)

(Foto: Gürkan Akay, Istambul)

Em conformidade com o protocolo de preservação histórica, não foram feitas alterações em seu exterior. Já no interior, o estilo moderno se mistura com o tradicional, e texturas ásperas contrastam com superfícies lisas, resultando numa harmoniosa ponte entre o local de 62 lugares e sua fachada. Os materiais utilizados dão uma sensação de permanência, com pisos de pedra naturais, paredes expostas e mesas de mármore que contrastam com a estrutura metálica do teto.

(Foto: Gürkan Akay, Istambul)

(Foto: Gürkan Akay, Istambul)

(Foto: Gürkan Akay, Istambul)

(Foto: Gürkan Akay, Istambul)

“Essa foi uma oportunidade especial para o KFC na Turquia para reinterpretar os padrões de design dos restaurantes de fast-food”, diz Tanem Eren Belen, co-fundador do CBTE Architecture. “O setor de varejo turco está numa época de rápida mudança conforme o interesse global das marcas cresce. Isso tem estimulado a concorrência e inovação entre os estabelecimentos de fast-food, como o KFC que vem se afastando de projetos convencionais em direção a espaços mais estilosos, modernos, com sua própria personalidade.”

Texto traduzido do original presente em: http://vmsd.com/content/savor-flavor