02 junFluxo de clientes nas lojas apresenta queda em 2015

Escrito por Adriana Mattos, do Valor Econômico

shopping mall

De janeiro a maio, houve queda de 6,9% no fluxo de clientes nas lojas em comparação a 2014, segundo o Índice de Consumidores do Varejo Mensal (ICV 30), divulgado pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) em parceria com a Virtual Gate, empresa especializada no monitoramento de tráfego de pessoas em lojas.

O estudo mostra ainda queda de 8,2% no tráfego de consumidores no comparativo de maio de 2015 com o mesmo mês de 2014. “Por outro lado, a análise aponta que maio de 2015 se apresentou como um mês positivo, com elevação de 6% em relação ao mês de abril”, informa a pesquisa.

Eduardo Terra, presidente da SBVC, disse que “a confiança do consumidor ainda é baixa e existe muito receio por parte do consumidor em relação ao futuro que leva à retração de consumo, motivo que pode dificultar a retomada”, informou em nota.

De acordo com ele, “os três pilares que sustentam o consumo – emprego, renda e crédito – já não são estáveis como há meses atrás”, escreveu. “Além disso, não há nada que tenha propiciado uma recuperação na confiança do consumidor”.

O ICV 30 foi desenvolvido para medir o desempenho do fluxo de clientes/consumidores durante o mês que antecede a sua divulgação.

Texto extraído de: http://www.valor.com.br/empresas/4076436/fluxo-de-clientes-nas-lojas-cai-em-2015