04 agoFranquia de suplementos alimentares planeja abrir 500 lojas em 5 anos

Escrito por Adriano Lira, da Revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios

A Dr. Shape vende produtos para quem quer afinar a silhueta ou ganhar músculos. Investimento começa em R$ 150 mil

A Dr. Shape vende produtos para quem quer afinar a silhueta ou ganhar músculos. Investimento começa em R$ 150 mil

O povo brasileiro é muito vaidoso. Por isso, o mercado da boa forma é uma boa aposta para quem deseja empreender – afinal, o que não falta no país é gente a fim de emagrecer ou ganhar massa muscular. Uma das empresas que está atingindo esse público é a Dr. Shape. Criada há 12 anos em São Paulo, a empresa abriu sua primeira franquia no ano passado e confia no crescimento do mercado: a meta da rede é chegar a 500 unidades nos próximos cinco anos. Ao contrário de suas concorrentes, a Dr. Shape aposta em produtos além dos “potinhos e potões” normalmente encontrados em lojas do segmento.

A Dr. Shape (cujo nome se pronuncia “Doutor Shape”) foi criada em 2002 por Paulo Fernandes, um advogado que decidiu empreender no mercado fitness. A primeira loja da Dr. Shape ficava no centro de São Paulo, em um cubículo que não oferecia uma grande variedade de produtos. Muitos clientes passavam pela unidade, mas nem todos achavam o que queriam. Só que Fernandes fazia questão de ir atrás do que era pedido. Assim, o empreendedor foi ampliando sua clientela e o número de itens oferecidos. Posteriormente, mudou-se para uma área de 40 m². Anos depois, a primeira operação da Dr. Shape se instalou em um ponto comercial de 200 m², onde está até hoje.

Há mais ou menos três anos, Fernandes começou a planejar a expansão da empresa. Ele acabou conhecendo Felipe Kalaes, que atua há mais de dez anos no mercado de franquias. Felipe Kalaes é sobrinho de Roberto Kalaes, que foi responsável pela expansão da Microlins e da Embelleze. Fernandes concluiu, por fim, que o franchising era o melhor caminho para crescer. Hoje, a Dr. Shape tem os três como sócios.

Começou então o trabalho de formatação da franquia, processo que levou mais de um ano. Em junho de 2013, foi aberta a primeira franquia da Dr. Shape, em Florianópolis. Atualmente, a rede tem 17 unidades, sendo que outras 15 estão em processo de implantação.

A Dr. Shape oferece cerca de 6 mil diferentes itens. São suplementos para quem quer ganhar massa muscular, artigos que auxiliam no emagrecimento, equipamentos para atividade física e moda, seja para fitness ou para artes marciais, dentre outros. Além disso, há uma linha especial de alimentos saudáveis, como sopas e saladas congeladas.

As franquias da Dr. Shape, por terem áreas menores que a matriz, não oferecerão todos esses produtos. A franqueadora oferece três formatos de unidade: o primeiro, chamado de “express”, é mais compacto e oferece itens de suplementação, equipamentos para atividade física e moda fitness. O segundo, batizado de “monster”, vende itens das mesmas categorias da loja menor, mas tem mais itens. Por fim, o formato “viva na medida” é focado em alimentação saudável. “É possível montar a dieta proposta pelo médico nessas lojas”, diz Roberto Kalaes.

Segundo ele, que ocupa o cargo de diretor de franquias da marca, a meta da Dr. Shape é encerrar o ano com 50 franquias abertas. Em cinco anos, a expectativa é ter 500 lojas em todo o Brasil. O número pode parecer grande, mas não para Kalaes. “Levamos a Microlins a 750 unidades até a escola ser vendida. Na verdade, pensar em 500 unidades para a Dr. Shape mostra que temos pé no chão”, afirma.

Além do potencial do mercado, a Dr. Shape acredita em um diferencial da marca para crescer. “Não somos, diferente das outras, uma loja com potinhos e potões. Queremos trazer qualidade de vida e autoestima às pessoas”, diz Roberto Kalaes.

Texto extraído de: http://revistapegn.globo.com/Franquias/noticia/2014/08/franquia-de-suplementacao-alimentar-planeja-abrir-500-lojas-em-5-anos.html