01 agoFranquias: Negócio certeiro

Escrito por Juliana Jadon, do BR Week

Em franca expansão, o mercado de franquias no Brasil fatura anualmente R$ 90 bilhões. O tema foi discorrido por Daniel Zanco, sócio-diretor da Universo Varejo, durante o BR Week.

Uma chance de ter um negócio próprio de baixo risco é o que oferece o mercado de franquias, conhecido globalmente como franchising. São diversos modelos, segmentos e tamanhos de empresas para o empreendedor, seja ele iniciante ou não, optar. Em franca expansão, o mercado de franquias no Brasil fatura anualmente R$ 90 bilhões. O tema foi abordado nesta tarde por Daniel Zanco, do Universo Varejo, durante o BR Week.

Zanco falou sobre o “Franchising 3.0”, onde os franqueadores investem em um modelo sustentável de negócios. “A base desse tema é uma expansão responsável, com a criação da loja certa, no lugar certo, com o franqueado certo. A concorrência está cada vez mais acirrada e a busca por eficiência é imprescindível”, assinala.

“Um projeto de sustentabilidade bem feito gera retorno para a marca e para os resultados. Não dá mais para deixar esse tema de lado. É o capitalismo consciente. Dá para ser ‘verde’ e rentável”, avalia.  “No Grupo Pão de Açúcar o turn over médio é de 45%. Já na loja sustentável muda para 9%”, exemplifica Zanco.

Nesse sentido, aponta Zanco, as companhias devem avaliar e recompensar os franqueados com melhor performance e engajamento. “Por esperteza de mercado temos que fazer mais com menos. E natural é ter padrões e processos disponíveis para isso”, coloca.

O especialista diz que a Tecnologia da Informação é uma boa aliada na gestão dos negócios da rede franquiada. “A distância não pode ser desculpa para não ter relacionamento com os franqueados. Hoje já é possível, por meio de TI, criar reuniões virtuais de conselho de franqueados e fazer manuais de boa conduta online”, diz ele.

Texto extraído de http://www.brweek.com.br/conteudo/545-franquias-negocio-certeiro-