15 maioFran’s café mira em aeroportos para expansão

Escrito por Priscila Zuini

frans café

Criada em 1972, a rede de cafeterias Fran’s Café virou franquia vinte anos depois. Até hoje, soma 150 lojas e continua fazendo planos para crescer. Segundo José Henrique Ramos Ribeiro, sócio-diretor da rede, os aeroportos são os pontos mais desejados pela empresa atualmente. “Essa estratégia vem de tempos atrás, mas a grande dificuldade era entrar nas licitações e negociar custos tão altos”, diz Ribeiro.

Com a privatização dos aeroportos, a rede já instalou lojas em Viracopos, interior de São Paulo, e em Recife. “Entramos em Viracopos em uma oportunidade única. Fizemos duas lojas no aeroporto antigo e com essa entrada mostramos o que é o Fran’s Café. Conseguimos mostrar nossa capacidade e negociar os outros pontos”, afirma.

Uma franquia da rede exige investimento inicial de R$ 360 mil. Nos aeroportos, o investimento pode ser até 80% maior. Para Ribeiro, o retorno compensa o custo elevado. “Para o franqueado, a diferença é estar perto de um público que tem disponibilidade, está preparado para consumir”, diz.

Todos os aeroportos são pontos de interesse da marca. Os franqueados da região costumam receber a proposta em primeira mão, caso surjam oportunidades.

Ainda sobre franquias, a marca espera abrir 25 lojas até o final do ano. “Nós estamos sentindo o custo fixo das operações aumentarem e ao mesmo lado temos 15 franqueados inaugurando novas lojas, o que mostra uma postura firme do mercado”, diz Ribeiro. Neste ano, a rede deve faturar R$ 120 milhões.

Outra estratégia de crescimento da marca está no varejo. “Estamos com café moído para coador à venda em grandes redes. Nosso sonho não é vender mais, mas fazer mais pessoas conhecerem a marca”, afirma. O produto poderá ser encontrado, segundo o executivo, em redes como Sam’s Club e Carrefour.

Texto extraído de: http://revistapegn.globo.com/Franquias/noticia/2015/05/frans-cafe-expande-em-aeroportos-e-no-varejo.html