30 agoGrupo Pão de Açúcar: a maior rede de IP do Varejo

Escrito pela Redação do Portal No Varejo

Com o apoio da Telefônica-Vivo, a maior rede IP do varejo permitirá conectar quase 700 locais e terá mais de 30 mil ramais de voz, incluindo a sede em São Paulo, lojas e centros de distribuição

Aprimorar cada vez mais a experiência de compra do consumidor nas lojas, por meio da interação digital, promovendo maior agilidade na comunicação e colaboração entre funcionários à longa distância, já faz parte do chamado “varejo do futuro” e é uma realidade dentro do Grupo Pão de Açúcar, que está implantando a maior rede IP do setor com o apoio da Telefônica-Vivo, como parceiro estratégico desse upgrade tecnológico para modernizar a rede, com voz e dados sobre IP. A nova infraestrutura, que começou a ser implementada na sede da empresa e deve ser finalizada até o final de 2013, em todas as 626 lojas de Pão de Açúcar, Extra (hiper, super e minimercado) e Assaí no Brasil, será estratégica para dar suporte a novas aplicações, como videoconferência, quiosques multimídia, treinamento à distância e aplicativos para o consumidor utilizar nas lojas, através de seu celular. A tecnologia também permitirá que o GPA esteja na vanguarda tecnológica do setor. “Trata-se de um passo importante para que possamos oferecer o que há de mais inovador, tanto para o nosso consumidor quanto para o nosso cliente interno. Queremos estar totalmente preparados para as tendências do varejo do futuro”, diz Ney Santos, CIO do Grupo Pão de Açúcar.

Outros serviços como quiosques multimídia e treinamento à distância também poderão ser oferecidos a partir da rede IP, como reuniões virtuais para promover maior colaboração e integração entre os 150 mil funcionários do Grupo, espalhados em cerca de 700 locais diferentes no País. “Além de reduzir custos com viagens, o objetivo é otimizar nossos recursos de comunicação”, acrescenta Santos.

Possibilitar que os executivos e colaboradores tenham acesso a informações gerenciais, por meio de dispositivos móveis, como smartphones e tablets, também será uma forma de garantir maior agilidade e produtividade, segundo a rede.

A maior rede IP do varejo

A rede IP do Grupo Pão de Açúcar permitirá a integração de mais de 30 mil ramais de voz espalhados em quase 700 localidades, que funcionarão com a tecnologia VoIP, voz sobre IP, plataforma que é cada vez mais empregada como alternativa ao sistema tradicional de telefonia fixa. Neste caso, a plataforma de telefonia IP escolhida é a da Cisco.

O contrato representa uma nova fase no relacionamento com o cliente, estabelecendo um modelo de parceria baseado na confiança mútua e com visão de longo prazo. “Trata-se da instalação de uma das maiores redes IP do País. A dimensão do projeto mostra quanto o cliente aposta em nossa capacidade de oferecer soluções convergentes de TI e telecom”, explica Maurício Azevedo, diretor executivo do Segmento Corporativo da Telefônica-Vivo.

Além da infraestrutura da rede corporativa, o contrato com a Telefônica-Vivo abrange outros serviços, dentre eles: a gestão proativa da rede corporativa, incluindo o monitoramento e ações preventivas com alarmes automáticos, caso seja detectado algum problema no tráfego de voz, e dados entre a matriz, escritórios e as lojas do grupo. O Segmento Corporativo da Telefônica-Vivo será responsável pelo outsourcing total da rede corporativa do Grupo, incluindo gestão proativa, plataforma de call center, sistema de tarifação e gestão de contas, manutenção e suporte com técnicos no site do cliente, e toda a plataforma de voz e dados.

Texto extraído de http://www.portalnovarejo.com.br/destaque/destaques/gpa-a-maior-rede-de-ip-do-varejo