18 dezHavaianas é a marca preferida para os amigos secretos de fim de ano

Escrito por Carlos Eduardo Valim,

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

A cerimônia se repete todo ano, pelos quatro cantos do Brasil. Um grupo de amigos ou colegas sorteia quem dará um presente para cada um e se reúne para uma confraternização de fim de ano, no próprio local de trabalho ou fora dele, em bares e restaurantes. Na verdade, a troca de presentes, na brincadeira de amigo secreto (para os paulistas e para a maior parte dos brasileiros) ou amigo oculto (para cariocas e mineiros), é mais um pretexto para as pessoas colocarem o papo em dia. Com frequência, porém, acaba sendo um complicador da brincadeira, por conta de fatores como a definição da faixa de preços e a própria escolha dos mimos que serão trocados.

Para alegria do pessoal de marketing da Alpargatas, está virando uma tendência a escolha de modelos das sandálias Havaianas, fabricadas pela empresa, como o único item a ser trocado. Um tento e tanto da empresa que soube fazer um upgrade de seu principal produto, que, até a década de 1990, não passava de um chinelo de dedo feio e sem graça. Graças à criatividade de seu pessoal, se transformou em uma marca internacional. Mas como ela se tornou um hit dos amigos secretos? Segundo a empresa, não foi devido a uma estratégia consciente, como aconteceu com o reposicionamento da marca a partir de 1994.

Mas, sim, uma consequência desse plano. “Acho ótimo que esteja acontecendo isso”, diz Rui Porto, consultor da marca para a Alpargatas, que participou do redesenho da estratégia de marketing. Para ele, uma das razões do sucesso foi que, embora as sandálias tenham se tornado artigos de desejo, não perderam suas origens utilitárias e democráticas. “Conseguimos uma combinação improvável”, diz. Também ajuda o fato de que as coleções são rapidamente renovadas, o que torna cada modelo especial. Atualmente, são comercializados cerca de 400 modelos com variações de cores, estampas e solados diferentes.

Outro fator que colabora na hora de definir as Havaianas como presente obrigatório é o fato de que as suas linhas respeitam uma faixa de preços padronizada, entre R$ 20 e R$ 50 para os modelos básicos. Pelo lado da empresa, os amigos secretos de Havaianas são uma bem-vinda ajuda para o faturamento, já que uma parte relevante das vendas acontece no período de fim de ano. Em 2013, por exemplo, 30% das vendas dos cerca de 63 milhões de pares de Havaianas comercializados no Brasil aconteceram no quarto trimestre. “Há uma aceleração de negócios no verão”, afirma Porto. Com os amigos secretos de Havaianas, o melhor presente está ficando com a Alpargatas.

Texto extraído e: http://www.istoedinheiro.com.br/noticias/negocios/20141217/amigos-secretos-das-havaianas/216471.shtml