07 maioLojas Renner registra lucro líquido com crescimento de 43,8% no 1º trimestre

Escrito pela Redação da Revista Fator

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A Lojas Renner S.A. registrou no primeiro trimestre de 2015 receita líquida das vendas de mercadorias de R$ 1.010,9 milhões, alta de 24,1% em relação ao mesmo período do ano passado. Este resultado está em linha com o ritmo de vendas observado no 4T14 e supera novamente os índices do PMC – Pesquisa Mensal do Comércio do IBGE em janeiro e fevereiro (-1,0%), conforme dados já divulgados. As vendas em mesmas lojas tiveram evolução de 16,5% ante 5,4% no 1T14.

A margem bruta da operação de varejo foi de 54,4%, expansão de 2,6p.p, favorecida pelo adequado gerenciamento dos estoques e da distribuição dos produtos para as lojas, assim como pelas melhores margens já praticadas na Camicado e na Youcom. O lucro bruto da operação de varejo foi de R$ 550,3 milhões, com crescimento de 30,3% em relação ao primeiro trimestre de 2014.

Em relação às despesas operacionais, as despesas com vendas foram de R$ 307,3 milhões, representando 30,4% da receita de mercadorias, com diluição de 1,1p.p. ante o mesmo período do último ano. As despesas gerais e administrativas, por sua vez, alcançaram R$ 100,4 milhões, que representaram 9,9% da receita de mercadorias ante 10,0% do mesmo período do ano anterior. Este resultado foi beneficiado, principalmente, pelo bom crescimento das vendas e pelo rígido controle de orçamento.

A combinação do maior nível de vendas, do incremento de margem bruta e da diluição de despesas sobre a receita, fez com que o Ebitda ajustado do varejo atingisse R$ 130,7 milhões, registrando crescimento de 77,5% sobre o 1T14. A Margem Ebitda ajustada do varejo foi de 12,9% contra 9,0% no 1T14.

O lucro líquido da Companhia alcançou R$ 73,2 milhões, com crescimento de 43,8% em relação ao mesmo período de 2014, e a Margem Líquida passou de 6,2% para 7,2% neste primeiro trimestre.

Resultado de produtos financeiros —O resultado de produtos financeiros, atingiu, no trimestre, R$ 68,1 milhões, 10,9% acima dos R$ 61,4 milhões registrados no 1T14. Ao final do mês de março, o total de cartões Renner emitidos somava 24,7 milhões, tendo atingido uma participação de 47,7% sobre as vendas de mercadorias durante o 1T15 ante 49,0% no 1T14. Dessa participação, 38,2% foram oriundos das vendas em 0+5 parcelas sem encargos e 9,5% referentes à condição de 0+8 parcelas com encargos.

O Ticket médio do Cartão Renner atingiu R$ 165,73 no 1T15, 6,5% maior que os R$ 155,62 apresentados no 1T14. O Ticket médio da Companhia, por sua vez, foi de R$ 119,44, ficando 7,5% acima dos R$ 111,13 do 1T14, refletindo o maior fluxo nas lojas e aumento de novos clientes que, em um primeiro momento, não utilizavam o Cartão Renner.

Investimentos (CAPEX)—No trimestre, os Investimentos em ativos fixos totalizaram R$ 71,4 milhões ante R$ 77,4 milhões no mesmo período do ano passado. Desse montante, R$ 32,8 milhões foram aplicados na abertura de novas lojas, R$ 25,3 milhões em Remodelações de Instalações, R$ 8,5 milhões em Sistemas e Equipamentos de Tecnologia, assim como R$ 4,3 milhões em Centros de Distribuição e R$ 0,5 milhão em outros projetos.

Em março de 2015, a Renner operava com 249 lojas e a Youcom com 25 lojas, com metragens de vendas de 459,7 mil m² e 3,3 mil m², respectivamente. A Camicado, por sua vez, contava com 58 lojas, com área de vendas de 26,7 mil m².

Perfil

A Lojas Renner (LREN3) é uma corporação brasileira com 100% das ações negociadas em bolsa e listada no novo mercado, grau mais elevado dentre os níveis diferenciados de governança corporativa da BM&FBovespa. A empresa está presente em todas as regiões do país por meio de suas lojas da Renner; Camicado, empresa no segmento de casa e decoração; e Youcom, novo modelo de negócio para o público jovem.

Texto extraído de: http://www.revistafatorbrasil.com.br/ver_noticia.php?not=293809