21 novMarca brasileira de sapatos artesanais atinge sucesso internacional

Por Priscila Zuini

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Conforto, design e materiais de qualidade. É assim que a designer Luiza Perea define seu trabalho com sapatos artesanais. Na marca que leva seu nome, Luiza cuida da criação e do processo de produção. Sua irmã, Mirela, se concentra nas áreas de marketing e vendas. Juntas desde 2007, as duas comandam o negócio que surgiu de um trabalho na faculdade. Luiza, que desenhava joias, começou a fazer sapatos e viu seu estilo ser bem aceito pelo mercado.

Nascidas em Barra Bonita, interior de São Paulo, as irmãs comandam a empresa com o apoio de uma equipe de oito pessoas – a produção, terceirizada, envolve mais 15 profissionais. “Cada sapato que a Luiza desenha passa pelas mãos de até 10 pessoas para ficar pronto”, diz Mirela.

Com preço médio de R$ 650 por par, a marca começou como um pequeno ateliê, na Vila Madalena. O primeiro grande desafio foi conseguir clientes. “Nós não conhecíamos quase ninguém em São Paulo. A gente veio com uma nova proposta, do artesanato revisitado por meio do design. E montamos um plano, com ajuda de assessoria de imprensa, para divulgarmos nosso trabalho”, diz Mirela. A estratégia deu certo. “A gente tem clientes fiéis desde a primeira loja. Manter nossa proposta de fazer um produto bem feito com design atemporal conquistou muita gente”, conta Luiza.

As irmãs dividem as tarefas na empresa. Luiza é responsável pela criação, pela produção e por parte do financeiro. Mirela concentra seu tempo em vendas e marketing. Para elas, ter perfis complementares foi essencial para o negócio prosperar. “Se não fosse ela, eu daria todos os meus sapatos. Sou péssima em vendas. Como a criação sai da minha cabeça, é muito difícil colocar um preço naquilo. É como se fosse uma doação mesmo”, diz Luiza.

Luiza e Mirela Perea: negócio em família (Foto: Divulgação/Laís Aranha)

Luiza e Mirela Perea: negócio em família (Foto: Divulgação/Laís Aranha)

No ano passado, a dupla foi surpreendida com o primeiro pedido de exportação. A marca americana Anthropologie conheceu os sapatos no Instagram e propôs uma parceria. “Nós fomos pegas de surpresa por um e-mail deles para uma reunião. Foi difícil aprender todos os processos, mas deu certo. Hoje, enviamos produtos para Estados Unidos e Inglaterra”, diz Mirela. No total, a marca produz 5 mil pares de sapatos por ano.

Segundo Luiza, ter um negócio pequeno permite que todos conheçam bem os processos. “Quando você olha o sistema de exportação pela primeira vez, você pensa: ‘como vou fazer?’ Mas a gente aprende e dá conta das coisas. É importante entender e saber como funciona para delegar”, afirma a designer.

A exportação, que no começo assustava, agora faz parte dos planos da empresa. “Nos associamos à Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) para entender mais do mercado externo e avaliar potenciais mercados”, diz Mirela. Além das vendas na loja física e das remessas ao exterior, a marca mantém uma loja online – que será reformulada nas próximas semanas – e tem parcerias com estilistas de vestidos de noiva.

As irmãs preferem não divulgar o faturamento do negócio, mas afirmam que, de janeiro a novembro de 2016, a marca teve um crescimento de 27%, comparando com o mesmo período de 2015.

Na semana em que a ONU (Organização das Nações Unidas) comemora o Dia Global do Empreendedorismo Feminino, as empreendedoras dão conselhos a quem pensa em começar o próprio negócio. “Precisa ter coragem. Uma força que, mesmo se passar um furacão, você vai se manter ali. Às vezes, aquele dia está horroroso, mas o próximo você não sabe. E, se vai montar alguma coisa, tem que ter um diferencial”, diz Mirela.

Para Luiza, é preciso acreditar e apostar também no feeling. “Tem que acreditar, saber que o negócio é seu. Se você fica preocupado em fazer hora extra no seu próprio negócio, não dá certo. Mas, se você acredita, tem que seguir em frente”, diz.

Texto extraído de: http://revistapegn.globo.com/Mulheres-empreendedoras/noticia/2016/11/irmas-transformam-sapatos-artesanais-em-negocio-de-sucesso.html