11 junMercado de luxo projeta crescimento de 4% neste ano

Escrito por Camila Mendonça, do Portal NO Varejo

lux_retail-600x399

O mercado de luxo deve encerrar 2015 com alta de 4% em todo o mundo, segundo o estudo “Worldwide Luxury Markets Monitor, 2015 Spring Update”, da Bain & Company.

Para as Américas, a projeção é de uma alta menor que a média, entre 1% e 3%, com Brasil liderando o consumo no segmento.

A pesquisa mostra que nos primeiros três meses do ano, o segmento cresceu 3%. Em 2014, o mercado mundial acumulou 224 bilhões de euros em receita, sendo metade destes gastos registrados com compras relacionados a turismo.

No mundo, o número de consumidores de bens pessoais de luxo passou de 140 milhões para 350 milhões somente nos últimos 15 anos.

Apesar do crescimento, a pesquisa detectou uma mudança no comportamento dos consumidores de luxo, principalmente com relação aos preços.

“A percepção do produto não mudou, mas a consciência de preço aumentou drasticamente. Assim, os consumidores tendem a ser mais cuidadosos sobre quando e onde vão comprar algo. No entanto, uma parte relevante das vendas da indústria ainda são as compras por impulso”, disse, em nota, Cláudia D’Arpizio, sócia da Bain & Company em Milão e principal autora do estudo.

A variação cambial e os impostos impactam fortemente os preços dos itens, principalmente em países como o Brasil, onde a variação cambial chega a até 40%.

“A solução para alguns distribuidores do Brasil é semanalmente, por exemplo, ajustar os preços de acordo com dólar americano”, avalia Cláudia.

Texto extraído de: http://www.portalnovarejo.com.br/index.php/gestao/item/11783-mercado-de-luxo-pode-crescer-4

Post marcado com , , , ,