17 julMr. Beer completa 5 anos e lança modelo de microfranquia

 

Escrito por Adriano Lira, da Pequenas Empresas & Grandes Negócios

mr beer

Investimento em novo formato é de cerca de R$ 70 mil. Meta da rede é abrir algumas operações do tipo ainda neste ano.

Lançada há quase cinco anos – em agosto de 2009, precisamente – a Mr. Beer foi pioneira no mercado de cervejas especiais no Brasil. Um ano após da fundação, a empresa entrou no sistema de franquias. Desde então, a rede chegou a 84 unidades.

Agora, a Mr. Beer dá outro passo importante em sua trajetória e lança um formato de microfranquia. É possível abrir uma unidade com cerca de R$ 70 mil. Antes, o capital inicial girava em torno de R$ 90 mil.

Segundo Fernando Fernandes, diretor de expansão da Mr. Beer, o lançamento do novo formato foi motivado por dois fatores principais: diminuir os custos de locação dos shoppings centers e se adequar ao orçamento de franqueados em potencial.

Para diminuir o investimento inicial, renegociamos custos com mobiliário e reduzimos a área dos quiosques”, diz. Enquanto o formato convencional da Mr. Beer mede pelo menos 8 m², o novo modelo tem entre 4 m² e 6 m². Já o número de funcionários permanece inalterado: uma unidade trabalha com o franqueado e outros dois colaboradores.

A Mr. Beer atualmente trabalha com cerca de 100 rótulos. Desse número, 80% das bebidas são importadas. No modelo compacto, no entanto, o catálogo é menor. Apesar disso, Fernandes não enxerga a redução como uma desvantagem. Segundo ele, a Mr. Beer tem muitas cervejas exclusivas e conceituadas e uma oferta mais enxuta não interfere no sucesso da operação.

O lançamento oficial do novo quiosque da Mr. Beer aconteceu na ABF Expo, em junho. “A feira foi bastante movimentada para nós. A Copa do Mundo desviou um pouco a atenção, mas agora o mercado está se aquecendo de novo”, afirma Fernandes. Segundo o diretor, já há negociações avançadas e previsões de inauguração de unidades do novo formato em breve.

Até o fim do ano, a Mr. Beer planeja a abertura de 20 novas unidades. A expectativa é que entre quatro e seis operações sejam microfranquias.

Sem medo da concorrência

Criada em 2009, a Mr. Beer foi uma das primeiras empresas a apostar na venda de cervejas especiais. Nesses cinco anos, surgiram várias lojas do tipo. Ao mesmo tempo, centenas de microcervejarias começaram a pipocar. O cenário pode até não parecer muito favorável, mas a concorrência não é uma preocupação para a Mr. Beer.

“O surgimento de empresas no setor é normal e o ritmo deve se estabilizar no futuro. Somos otimistas, até porque estamos em um segmento que cresce pelo menos 20% ao ano. Além disso, confiamos nos nossos diferenciais para crescer: produtos exclusivos, conveniência, treinamento dos franqueados e qualidade no atendimento”, diz Fernandes.

Texto extraído de: http://revistapegn.globo.com/Franquias/noticia/2014/07/mr-beer-faz-5-anos-e-lanca-modelo-de-franquia-mais-barato.html