09 junNatura mira internacionalização com compra da The Body Shop

Por Tatiane Bortolozi, do Valor Econômico

A Natura atinge três objetivos estratégicos de uma só vez com a compra da varejista britânica The Body Shop: constroi um grupo de marcas globais, alcança a internacionalização, e diversifica os canais de distribuição, disse nesta sexta-feira (9) o presidente-executivo da brasileira, João Paulo Ferreira, em  teleconferência com jornalistas para explicar a operação.

O grupo com marcas globais terá como característica o princípio de ética nos negócios e consciência sócio-ambiental, disse ele. “Natura e Body Shop parecem irmãos gêmeos”, afirmou Ferreira, referindo-se aos valores em comum, como a sustentabilidade, a proteção ambiental e a beleza como veículo para melhorar as relações sociais.

A internacionalização, que ganhou fôlego com a compra da australiana Aesop em 2013, será expandida com a nova marca, dona de uma rede de lojas – o que diversifica os canais de distribuição da Natura, criada no modelo de venda direta.

Ferreira afirmou que a The Body Shop seguirá com sua identidade independente. Apesar da visão de alguns especialistas de que a The Body Shop enfrenta uma piora operacional, o executivo disse estar positivamente impressionado pela força da marca, a qualidade da rede de franqueados e a execução dos negócios.

“Há muito potencial por conta das raízes em comum. Nosso trabalho conjunto poderá adicionar ainda mais valor aos planos que já existiam”, disse Ferreira.

Segundo o executivo, conversas entre Natura e The Body Shop acontecem desde 2001. A fundadora da rede britânica, Anita Roddick, veio ao Brasil em 2001 e influenciou o pensamento dos fundadores da empresa brasileira, contou.

As negociações foram iniciadas em fevereiro deste ano, quando a L’Oréal anunciou que a varejista adquirida em 2006 estava à venda, e o processo foi rápido pela proximidade entre ambas, disse o presidente.

Ferreira destacou que a transação “permite unir três marcas fortíssimas, de forte identidade e posicionamento global, com conhecimento profundo de três canais de distribuição (varejo, on-line e venda direta) e presença global em 70 países, unidas por crenças únicas e comuns”.

Dívida

A aquisição da rede britânica será paga em dívida pela Natura, de forma integral, no ato de fechamento do acordo. A operação financeira já está estruturada e concretizada com bancos nacionais e estrangeiros, afirmou a companhia brasileira. A Natura pagará 1 bilhão de euros pela rede britânica. De acordo com Lettire, o financiamento consiste em uma parte em reais e outra em moedas internacionais. “O prazo [de amortização] é bastante razoável e a composição dos serviços da dívida também é bastante competitiva em relação ao potencial do negócio”, afirmou Lettiere.

Texto extraído de: http://www.valor.com.br/empresas/4999358/natura-quer-dar-salto-global-com-compra-da-body-shop