13 dezNatura vai abrir 10 lojas próprias em 2016

Por Luísa Melo, da Exame.com

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A Natura vai começar o projeto de abrir lojas físicas já no primeiro semestre de 2016.

A princípio, serão 10 unidades distribuídas entre as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro.

“Neste primeiro ano, a ideia é fixar os conceitos, o modelo de lojas e fazer todos os testes necessários, principalmente sobre a reação do consumidor, que é o mais difícil. Depois entramos no processo de escalar”, disse o presidente da companhia, Roberto Lima.

Ele falou a jornalistas durante evento da Abevd (Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas), nesta sexta (11), em São Paulo.

Segundo Lima, a abertura das lojas faz parte da estratégia de diversificação de canais da empresa de cosméticos, mas o foco da operação continuará sendo as vendas de porta a porta.

“O que nós buscamos é atender melhor os nossos clientes, dando oportunidades de experimentação dos nossos produtos através de lojas próprias ou de outras redes de varejo, mas sempre despertando neles o interesse de comprar através do nosso canal de venda direta”, afirmou.

Ainda de acordo com o executivo, a reação das revendedoras à novidade, que era uma preocupação, tem sido positiva.

“Elas entendem que precisamos criar mais oportunidades para que os consumidores tenham contato com os nossos produtos, porque é isso que gera demanda”, disse.

“E o cliente pode experimentar numa loja e depois ter a conveniência de comprar sem sair de casa, recebendo da consultora ou fazendo a compra com ela por telefone ou pela internet”, completou.

Conforme analisa o executivo, as novas lojas não devem ajudar a reverter a queda de vendas que a empresa vem acumulando em 2015.

“As lojas não vão, no começo, produzir vendas suficientes para criar impacto nos resultados. O nosso maior esforço é fazer com que o nosso canal (de vendas diretas), que hoje é compartilhado com outras empresas, possa ter a preferência da Natura”, afirmou.

Não se esgota

Roberto Lima acredita que as novas tecnologias e a conectividade não vão suprimir as vendas diretas, pelo contrário.

“Ela sempre terá um papel muito importante na nossa economia. Acho que as pessoas hoje são cada vez mais estimuladas a comprar não porque viram uma propaganda na televisão, mas porque receberam a recomendação de alguém que elas confiam. E esse é o fundamento da venda direta”, afirmou.

Preços

Em momentos econômicos desafiadores, como o atual, é comum que as empresas façam promoções para tentar desovar os estoques. No caso da Natura, o que foi observado em 2015 foi um aumento dos preços.

Segundo Lima, esse cenário não deve mudar em 2016 por conta da inflação, do aumento da carga tributária e da desvalorização do real – parte dos insumos usados pela empresa são importados ou cotados em dólar.

“A carga tributária nos pegou e em um mercado em que deveríamos estar preocupados em reduzir preços, estamos sendo obrigados a corrigi-los por conta desses impactos”, disse.

A possibilidade da estratégia de abrir lojas físicas já havia sido apurada e divulgada por EXAME em novembro.

Texto extraído de: http://exame.abril.com.br/negocios/noticias/natura-confirma-que-vai-abrir-10-lojas-proprias-em-2016