16 janO caminho para o sucesso mobile

Às vezes é fácil esquecer que atingir o sucesso no omnichannel não é tão simples.

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(Fred Agrir, da Toys R Us, à esquerda, Bernardine Wu, da FitForCommerce e Healey Cypher, do eBay, falando sobre como os varejistas devem se portar com tecnologias inovadoras)

Esta foi uma das mensagens-chave durante a sessão “Inovação Mobile Como Roteiro de Sucesso para o Cliente”. Abaixo estão algumas recomendações do painel, e dicas para avançar no meio mobile:

Rastreie o mercado: Se você ainda não utiliza o mobile com sua empresa, é preciso ir devagar – e de forma inteligente. Use o tempo que for preciso para entender o mercado e suas opções conversando com outras empresas do setor e com muitos fornecedores.

Se você está se perguntando por onde começar, considere um simples aplicativo de localização, ou otimize seu site para o formato mobile. Os consumidores que acessarem seu site mobile vão querer agilidade no carregamento de informações, e os itens mais importantes ou mais procurados devem aparecer no topo da página.

Então você pode caminhar para o meio multicanal: Uma vez que sua empresa está preparada para caminhar, é a hora de se mover para o mobile. Priorize as plataformas e ferramentas que trarão mais retorno no investimento – coisas como cupons mobile, programas de recompensa e recursos de câmera.

Cypher, do eBay, disse que esta é a hora de considerar o mobile nas lojas, fornecendo as ferramentas mobile para os colaboradores e conhecimento para encarar os consumidores com plataformas consistentes, inclusas nas lojas.

Caminhando com o mobile: Uma vez que a empresa tenha começado em bom ritmo a integração com o meio mobile, é hora de começar a correr – assumindo uma estratégia centrada no usuário, através da reorganização dos programas, e movendo seus programas mobile para algo especificamente direcionado aos clientes. Um exemplo pode ser o aplicativo da Crate and Barrel, que permite criar o design de salas em 3D, auxiliando os consumidores a redesenharem suas salas e a comprar pelo tablet ao mesmo tempo.

A Toys R Us está a todo o vapor com seus múltiplos canais de comunicação, e um grande exemplo de como um varejista pode adaptar as ofertas para atender às preferências dos consumidores. Na verdade, a Toys R Us tem 80 caminhos para a compra, incluindo o ship-to-store, ship-from-store, compra online, e compra por tablet ou telefone. Seus clientes são capazes de comprar e receber os produtos da forma que considerarem mais conveniente.

Se puder, voe. É seguro continuar seguindo em frente, mas se você estiver afim de subir, é hora de voar. Ao capturar os dados e entender o que está acontecendo com os consumidores, o próximo passo é levá-los ao nível seguinte – sendo realmente inovador. Exemplos incluem tecnologia “vestível” – assim como o Google Glass ou o Sony SmartWatch – e o mapeamento da localização dos produtos dentro da loja.

Independentemente de onde sua empresa está na maratona de integração de canais, o painel deixou claro: não é melhor hora para se concentrar no mobile do que hoje.

Texto original: Retail’s Big Blog.