24 fevOs desafios de uma loja física

Escrito por Ticiana Werneck, do portal NO Varejo

A agência Leo Burnett divulgou um levantamento feito com 4.200 consumidores, nos Estados Unidos e no Reino Unido, para estudar sua relação com o varejo. Descobriu que para o consumidor, a loja ainda está no coração de sua relação com a marca. O consumidor:

– Procura a loja para viver a experiência que o site não consegue entregar: Embora um atendimento diferenciado e ágil, e um ambiente acolhedor sejam prioridades, as lojas devem ser lugares de entretenimento, socialização e ponto de encontro. Ainda, 26% dos respondentes disseram que na loja aprendem sobre a marca e lançamentos. Outra: a pesquisa afirma que os consumidores organizam suas compras de acordo com a experiência que têm na loja, e não apenas baseado no produto que desejam comprar.

– Espera poder mover-se facilmente entre canais: Isso demanda integração de dados, maior desafio do varejo multicanal. O consumidor valoriza, por exemplo, uma política consistente de devolução na loja ou no site, a um prazo razoável, opção que, segundo Alan Treadgold, diretor de estratégia da Leo Burnett, já se tornou mandatária para os varejistas europeus e americanos.

– Visita mais os sites de lojas, o que não significa que prefere a internet à loja: Para 50% dos consumidores americanos ouvidos, apenas o site de uma marca não é o suficiente para fazê-lo comprar.

– Busca ser bem atendido por um vendedor que agregue opinião à sua compra: Um vendedor que conheça bem o produto e que possa contribuir com boas ideias e opiniões sobre ele, principalmente naquela compra em que o consumidor está inseguro, é um enorme diferencial da loja física. Outra maneira de agregar relevância à relação entre loja e consumidor é entender com quais varejistas concorrentes sua marca é comparada.

– Quer que a tecnologia na loja física melhore sua visita: Na visão do lojista, a tecnologia pode aumentar a eficiência da loja, mas o consumidor a enxerga como “um algo a mais em benefício da compra”. Por exemplo, para que dificultar a pesquisa de preço na loja? “Já sabemos que o consumidor vai entrar nela e pesquisar o preço mesmo, por que não facilitar a sua vida?, questiona Treadgold.

Texto extraído de http://www.portalnovarejo.com.br/distribuic-o/noticias/especiais/os-desafios-de-uma-loja-fisica