16 junPão de Açúcar foca em nicho de mercado rápido para a classe alta

Escrito por Toni Sciarreta, da Folha de São Paulo

pao-de-acucar

Achar vaga no estacionamento, pegar carrinho, rodar quilômetros de gôndolas e ficar mofando na fila do caixa. Lá se foi, no mínimo, meia hora de supermercado após um longo dia de trabalho.

O que é problema para parte da classe média alta de São Paulo gerou oportunidade para padarias 24 horas, como a Galeria dos Pães (zona central), e mercearias como o Santa Maria (zona sul).

O nicho chamou a atenção do Pão de Açúcar, maior varejista brasileiro, que decidiu criar a bandeira Minuto para atender a esse público.

As lojas serão bem menores do que as do Pão de Açúcar tradicional e focarão produtos de consumo imediato como saladas, lanches, queijos, pães e frutas. Haverá ainda itens básicos de higiene pessoal e limpeza.

Para não atrasar (nem comprometer o nome Minuto), o mercado promete ter caixa sempre aberto e rápido. A primeira loja será na rua Pamplona (zona central), com cinco caixas. O plano é abrir 110 lojas em 2014.

“O modelo de supermercados de proximidade já é uma realidade em vários países. Na França, o Casino (dono do Pão de Açúcar) é um grande operador desse modelo com mais de 7.000 lojas e nove marcas”, disse Ronaldo Iabrudi, presidente do grupo.

As pequenas “delis” e mercearias são sucesso em Nova York, Londres e Paris. A diferença é que lá as lojas ficam na saída do metrô. Em São Paulo, precisam de estacionamento e manobrista.

Para se adequarem a espaços menores, essas lojas trabalharão com estoque baixo e reposição frequente de perecíveis. Isso esbarra na dificuldade logística de se deslocar em regiões com restrições a caminhões, além do barulho durante a madrugada.

O brasileiro ainda exige pão fresco na padaria (o Minuto terá uma minipadaria) e serviço de corte de frios. As lojas não terão açougue nem peixaria. Esses produtos virão embalados.

Pão de Açúcar/Março 2014
Receita: R$14,972 bilhões
Número de funcionários: 156 mil
Concorrentes: Santa Maria, Galeria dos Pães, St Marche (no segmento de mercados rápidos para classes A e B).

Texto extraído de: http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2014/06/1470885-pao-de-acucar-mira-nicho-de-mercado-rapido-para-classe-alta.shtml