26 julPEC/FGV abre nova turma para curso de Gestão de Empresas de Varejo: Visão Prática e Aplicada

O PEC/FGV é o Programa de Educação Continuada para executivos interessados em aprimoramento profissional, networking e numa visão prática das ferramentas essenciais ao trabalho corporativo.

Criado em 1953, o PEC-FGV tem acompanhado e marcado opinião nos principais debates do Brasil e perpassa décadas formando profissionais competentes por meio de uma visão atualizada e interdisciplinar dos fatos.

Atualmente, foi aberta uma nova turma para o curso “Gestão de Empresas de Varejo: Visão Prática e Aplicada“, ministrado pelo Prof. Maurício Morgado.

mauricio morgado

Prof.º Maurício Morgado

 

 
 

Doutor em Administração de Empresas pela FGV-EAESP; mestre em Administração de Empresas pela FEA-USP e graduado em Administração de Empresas pela FEA-USP. Professor da FGV e ligado ao Centro de Excelência em Varejo da FGV-EAESP. Autor e organizador do livro ”Varejo – Administração de Empresas Comerciais”. Consultor especializado em varejo com atuação nas áreas de consultoria em marketing e vendas, marketing direto, treinamento em marketing, vendas e varejo e localização comercial.

 

 

 

 

Público Alvo: 

Trata-se de cursos de formação para varejistas e seus funcionários, interessados em uma visão geral, abrangente e integrada da administração de varejo. Fornecedores de produtos e serviços para o varejo, interessados em compreender a lógica do setor.

Objetivo: 

Oferecer uma visão prática e aplicada das tendências do setor e do trabalho das diversas áreas e operações da empresa varejista, proporcionando aos participantes modelos e técnicas consagradas no varejo.

Metodologia: 

Buscando eficiência no ensino e técnicas dinâmicas de aprendizado, o curso utilizará, além de aulas expositivas, trabalhos em grupo, visitas técnicas fora do horário de aula, estudo de casos, exibição de filmes, exercícios práticos, projetos de trabalho e demais técnicas focadas na educação de executivos.

Programa: 

1. Tendências e ambiente varejista:
. O novo consumidor: demografia, sociedade e consumo;
. Respostas do varejo.

2. Segmentação e posicionamento no varejo:
. Definições estratégicas para o sucesso de operações varejistas;
. Escolha do público-alvo e da proposta do negócio;
. O composto de marketing do varejo.

3. Finanças de operações varejistas:
. Lógica de ganhos e resultados no varejo;
. Giro, estoque e rentabilidade;
. Controles gerenciais básicos.

4. Tecnologia de informação no varejo
. TI suportando operações de varejo;
. Novas tecnologias;
. Sistemas básicos e indispensáveis no varejo.

5. Recursos humanos no varejo:
. Recrutamento e seleção da equipe;
. Liderança – aspectos básicos;
. Motivação – bases mínimas.

6. Linha de mercadorias:
. Definição da linha de mercadorias;
. Adequação à proposta do negócio;
. Acompanhamento do desempenho.

7. Localização comercial:
. Escolha do ponto comercial;
. Análise de viabilidade.

8. Visual merchandising e desenho de loja:
. Apresentação, layout e ambientação no varejo;
. Atmosfera de loja e materiais de ponto-de-venda;

9. Propaganda e promoção:
. Estratégias e técnicas de comunicação no varejo;
. Novas mídias e uso no varejo.

10. Precificação:
. Estratégias de precificação;
. Impactos na rentabilidade.

11. Direito aplicado ao varejo:
. Aspectos tributários e fiscais;
. Aspectos trabalhistas.

Clique aqui para obter mais informações sobre o curso.