Universo Varejo | PremiaPão Franchising utiliza chatbot como forma de alavancar vendas

17 novPremiaPão Franchising utiliza chatbot como forma de alavancar vendas

Via Portal do Franchising

Capaz de negociar como um ser humano, rede PremiaPão Franchising utiliza desta ferramenta para aumentar a interação com os internautas, identificando as necessidades e apontando soluções

Ao acessar uma página de alguma marca com certeza, pelo menos uma vez, você já se deparou com o chatbot, ferramenta queridinha do momento para as marcas que querem estar em evidência no mercado.

A palavra chatbot é uma derivação do termo bot – palavra robô em inglês – que em tradução livre significa “robô que fala”. Esse programa de computador tem a capacidade de simular uma conversa, com regras e fluxos de respostas. Através de inteligência artificial essa ferramenta possibilita uma interação como se fossem pessoas de verdade, através de respostas automáticas aos questionamentos simples, auxiliando o internauta a encontrar informações e sanar dúvidas.

De acordo com pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), cerca de 73% dos consumidores preferem entrar em contato com uma empresa por meio de um chat inteligente.

Com essa tendência em alta, a PremiaPão Franchising – rede de publicidade em saco de pão – passou adotar, em maio de 2017, esse serviço para otimizar os resultados com os seus clientes e interessados em saber um pouco mais desta franquia barata e lucrativa no mercado.

“Optamos por essa ferramenta por ela permitir agilidade no atendimento da pessoa através do uso de palavras-chave. Isso é muito importante, principalmente quando não há funcionários disponíveis naquele momento. E por vezes, somente com o chatbot, a pessoa interessada já consegue obter a resposta ou o material que estava buscando”, explica Raphael Mattos, diretor executivo da PremiaPão.

Rede Social em evidência

Essa inteligência artificial ganhou mais força quando em 2016 o Facebook aderiu essa funcionalidade para a rede social no Brasil, ganhando assim a popularização do termo chatbot.

É o caso da PremiaPão, que utiliza desse recurso em seu perfil no Facebook. O chat interage até certo ponto através do uso de palavras-chave, ou seja, o usuário escreve a palavra, o chatbot identifica e responde com respostas padrões, o que acredita ser necessário. Mattos cita como exemplo, no caso da palavra ‘sorteio’, se o internauta escrever essa palavra no chat a resposta será encaminhada para a aba de cadastro de prêmios. “Então, em alguns casos, a pessoa já consegue a resposta que está buscando. Caso não consiga, ele irá receber uma mensagem que naquele momento não há uma pessoa para atender”, diz.

Otimização no atendimento

A grande vantagem dessa ferramenta é a naturalidade de interação. Vale destacar que, quanto mais bem formatada, mais próxima da realidade ficará. É como se estivesse realmente batendo um papo com o computador.

Mattos pontua que o uso de chatbot na empresa otimizou o atendimento porque muitos pontos se resolveram ou foram adiantados somente com essa ferramenta. O que proporciona, diretamente, um resultado de resposta mais ágil. A PremiaPão registrou um aumento de 10% do atendimento sendo automatizado. A expectativa é crescer ainda mais para, pelo menos, 30%.

“Logo no primeiro mês de implantação percebemos um bom retorno através dessa ferramenta. Depois que o robô foi configurado, os resultados começaram a aparecer de imediato”, revela.

São diversos os assuntos abordados pelos consumidores, entre eles apresentação do modelo de negócio de franquia barata e lucrativa a resultados de premiações.

Por trás da telinha

Para verificar se tudo está funcionando como o esperado, é claro que é necessário contar com a presença física de um funcionário. Raphael salienta que normalmente há sempre um colaborador do marketing que acompanha a resposta para certificar que a pessoa interessada encontrou a resposta que buscava. Essa pessoa fica incumbida de responder as conversas que foram iniciadas pelo chatbot e por algum motivo o robô não conseguiu tirar a dúvida do cliente, tudo isso para garantir ainda mais clareza nas respostas.

“Esse recurso é muito útil, pois adianta uma resposta e não deixa a pessoa à espera de uma mensagem, já que recebemos mensagens à noite, nos finais de semana, e no horário comercial, ou seja, não temos como nos dedicar integralmente a isso. Além disso, o fato do chat utilizar o nome da pessoa já torna o processo mais íntimo e real”, avalia o empresário.

Por que uma marca deve investir nesse tipo de interação? 

Muitos ainda têm dúvida se devem ou não investir neste tipo de ferramenta para sua empresa. Como o uso de aplicativos de bate-papo é usado diariamente por milhares de consumidores, o uso deste serviço é muito vantajoso por possibilitar que uma empresa venda seus produtos ou até mesmo ofereça seus serviços com este recurso simples e rápido.

Outro ponto positivo é que esse “robô” é configurado para entender e responder as perguntas mais frequentes dos usuários através de um banco de respostas ilimitado, sem a necessidade de contar, necessariamente, com a ajuda de humanos e suporte presencial em todo o momento, funcionando assim 24 horas por dia, prometendo fortalecer a confiança entre os usuários e a rede de franquias.

“Nós, da PremiaPão, queremos estar por dentro e acompanhamos toda essa tendência de tecnologia que aproxima ainda mais a rede com nossos clientes. Vale muito a pena investir nesse recurso, devido ao poder de alcance que essa ferramenta permite”, conclui o diretor executivo.

Sobre a PremiaPão Franchising

O modelo de negócio PremiaPão, que está inserido no mercado de publicidade em sacos de pão, passou a ser indicado no seleto grupo das melhores microfranquias para se investir em 2015. É um negócio acessível para quem busca baixo investimento e nenhum capital de giro, além de ser home based e ausente de custo operacional. Tem por objetivo divulgar marcas e produtos diretamente ao público-alvo, sem desperdícios, de forma inovadora e impactante.

A empresa decidiu assumir uma grande responsabilidade com o meio ambiente: seu produto de eco-mídia promove o combate ao desperdício e poluição de sacos plásticos e outros materiais de mídia não biodegradáveis. Ainda mais, o maior compromisso com a sustentabilidade vem com a iniciativa de plantar uma árvore nativa para cada produção fornecida aos seus franqueados. Um modelo de negócio sustentável em todos os aspectos, pois capacita e beneficia o franqueado, seus anunciantes, o cliente final e a natureza. 

Texto extraído de: https://www.portaldofranchising.com.br/noticias/rede-premiapao-utiliza-chatbot/