17 abrPremiatto planeja expansão para regiões Norte e Nordeste

Escrito por Rafael Farias Teixeira, da Pequenas Empresas & Grandes Negócios

Em todo o país, a franqueadora está abrindo oito unidades e espera vender mais dez até o fim do ano

A Premiatto, rede de fast-food que oferece massas, grelhados e saladas, decidiu voltar seu foco de expansão para as regiões Norte e Nordeste. Um dos fatores essenciais, apontado por um estudo sobre mercados potenciais, foi o rápido desenvolvimento das duas regiões. O Produto Interno Bruto (PIB) de alguns estados do Nordeste, como Bahia, Ceará e Pernambuco, foi superior ao nacional no ano passado: 1,7%, 3,1% e 3,8% respectivamente, contra 0,9% registrado pelo país, segundo o IBGE.

A Premiatto está de olho em empreendedores que aumentaram seu patrimônio graças aos lucros em setores como a agropecuária e o extrativismo, que se fortaleceram nas regiões. Para eles, as franquias podem ser uma boa alternativa de investimento.

Atualmente, a presença da Premiatto nas regiões está concentrada em São Luís (MA), com dois restaurantes, e em Manaus (AM), com uma unidade. Até o final do ano, novos restaurantes serão abertos em Teresina (PI), Fortaleza (CE) e Imperatriz (MA), além de uma segunda loja em Manaus. Ao todo, são oito franquias em fase de abertura e uma expectativa de vender mais dez até o fim de 2013 em todo o Brasil.

Como estratégia para se estabelecer no Norte e Nordeste, a Premiatto personalizou seus menus para os gostos culinários de cada uma delas, adaptando pratos. Segundo Lucas Nascimento, diretor de expansão da marca, a rede busca empreendedores que se dediquem ao negócio integralmente nos seus seis primeiros meses, especialmente os que se identifiquem ou tenham experiência no mercado de alimentação.

Fundada em 1999, em Campinas (SP), a Premiatto abriu sua primeira franquia em Curitiba, em 2003. A rede faturou R$ 32 milhões em 2012 e espera um crescimento de 15% para 2013.

Quanto custa ter uma franquia Premiatto

Tipo de negócio Alimentação
Data de fundação da empresa 1999
Investimento inicial R$ 326 mil
Taxa de Franquia R$ 48 mil
Royalties 5% sobre o faturamento bruto
Capital de giro Entre R$ 25 e 30 mil
Taxa de publicidade 2% sobre o faturamento bruto
Faturamento médio mensal R$ 115 mil
Lucro líquido De 10% a 14% do faturamento
Prazo médio de retorno do investimento De 24 a 36 meses
Prazo de contrato 60 meses
Área mínima da unidade A partir de 32 m²
Funcionários A partir de 15
Site www.premiatto.com.br
Telefone (19) 3255-1260

Texto extraído de http://revistapegn.globo.com/Revista/Common/0,,EMI335950-17180,00.html