18 janPrimeiro dia da NRF 2016 tem foco em pequenos negócios, tecnologia e consumidor

Por Daniel Zanco, sócio-diretor da Universo Varejo, de Nova Iorque

A 105a. Edição da NRF foi aberta pela primeira vez por Kip Tindell – CEO da The Container Store, que assumiu ano passado o posto de principal membro do board da entidade.

Tindell tem um estilo de gestão muito focado nas pessoas e seu discurso de abertura não foi diferente, pontuando a força do varejo na geração de empregos e a constante busca por melhores e mais produtivos colaboradores.

A primeira Keynote Session, por sua vez, trouxe a apresentação de Stephen P. Joyce, da Choice Hotels (rede enorme, com marcas como Comfort Inn, Clarion e Holliday Inn). Muito antenado, Stephen mostrou como o comportamento de compra das gerações mais jovens está muito mais orientado à experiência do que a produtos e forneceu dados impressionantes como, por exemplo, o fato de que 50% de suas reservas são influenciadas ou finalizadas pelo celular.

Stephen reforçou a postura de sempre se colocar no lugar do consumidor, tentando vivenciar a sua experiência, buscando os melhores meios para a fidelidade e, sobretudo, entendendo que consumidores de diferentes idades e comportamentos tem diferentes necessidades, mas que precisam ser igualmente atendidas.

Na sequência, o Expo Stage abrigou a primeira edição do tema voltado para pequenos negócios. Um dos diretores da NRF e proprietário de uma pequena rede de Pet Shop chamada Pet City Dave Ratner fez uma interessante palestra, mostrando como ícones do varejo americano como Keren Katz (da Neiman Marcus), Brian Devine (da Petco), Demos Panreos (da Staples), Julie Gardner (da Kohls) e outros lhe passaram valiosas lições sobre como é importante ter carisma, manter contato com seu time, disseminar a cultura, portar-se como um membro da equipe e jamais esquecer de onde veio e qual sua essência.

O tema de pequenos negócios continuou com Nikki Baird, da RSR Research, falando a respeito de como pequenos varejistas podem aumentar sua escala e competir usando soluções simples e escaláveis de tecnologia.

Em complemento à tecnologia mencionada por Nikki, Amanda Kinsella, da Logan Services, deixou claro que o mobile deve ser parte obrigatória da estratégia de qualquer varejista. Seus insights foram preciosos, apontando como o ambiente social pode colocar no mesmo patamar tanto os grandes como os pequenos empreendedores.

Esta trilha de conhecimento foi concluída por Rhonda Abrams, da Planning Shop, que apresentou 5 pontos de atenção aplicáveis para o crescimento de qualquer negócio: Consumidores, Planejamento, Time, Finanças e Mobile.

A mais esperada Keynote do dia foi apresentada por Michele Buck, CEO da líder de chocolates Hershey’s, que mostrou como os investimentos em entendimento do comportamento do consumidor, análise de ambiente de lojas, novas tecnologias e experiência de compra podem impulsionar o crescimento de uma empresa, mesmo uma companhia gigante, bilionária e centenária como a Hershey’s.

(Michele Buck | Foto: Luiz Sedeh - Mundo do Marketing)

(Michele Buck | Foto: Luiz Sedeh – Mundo do Marketing)

O dia terminou com as breakout sessions trazendo temas diversos como a importância dos fundos de venture capital no varejo, as estratégias digitais da Under Armour e um case brasileiro, com a marca Carioca Reserva, representada pelo seu fundador e CEO Rony Meisler, mostrando como propósito e consistência de marca pode engajar consumidores, colaboradores e gerar muito lucro.