10 janProjetos inovadores para o PDV

Escrito pela Redação da CM No Varejo

A Marc4 – empresa brasileira especializada em gestão de marcas de moda cujo controle foi recentemente adquirido pela americana New Era, a maior empresa de headwear (bonés, chapéus, gorros, viseiras, boinas e outros artefatos para a cabeça) do mundo -, apresenta para os seus clientes varejistas dois projetos inovadores no País: o Wall e o Shop-in-Shop, que têm como objetivo posicionar os bonés e as roupas da marca New Era de forma moderna e com fácil visualização para os consumidores das lojas de surf e de esportes.

Até a entrada da New Era no mercado, os bonés eram vistos como itens secundários nas lojas, expostos de maneira tímida e sem permitir a visualização por parte do consumidor, geralmente em ganchos, no fundo das lojas, ou atrás do balcão de check-out.

Agora com esse novo posicionamento das marcas, e com a chegada da New Era no Brasil, o boné já faz parte de um acessório de moda altamente demandado e de valor agregado. Por conta disso, os lojistas começam a perceber que este também é um item que ocupa pouquíssimo espaço nas lojas, propiciando assim uma venda elevada por metro quadrado. Além disso, com uma parceria entre o fabricante/importador e o lojista, passa a crescer no Brasil a necessidade do primeiro investimento nos materiais de exposição de suas roupas e acessórios de moda.

Diante desse novo movimento do varejo, que traz o know-how de mais de 90 anos da New Era no mundo, a Marc4/New Era acredita ser o melhor momento para dar o pontapé em suas estratégias no PDV. Para o projeto Wall, a empresa produzirá de forma customizada para cada loja uma espécie de paredão, fixado em pontos estratégicos da loja, onde dezenas de modelos e cores de bonés New Era ficarão expostos. O visual permitirá inclusive o manuseio e prova dos bonés.

Essa já era uma prática utilizada nas lojas de esportes da Marc4/New Era fora do Brasil. E no caso das unidades em que não houver a disponibilidade de paredes, a companhia pretende instalar torres de exposição de bonés, que podem ser colocadas em qualquer ponto das lojas com efeito semelhante de visualização e facilidade de acesso aos produtos proporcionados pelo paredão.

Já no projeto Shop–in-Shop, a empresa pretende instalar corners e áreas de exposição completas da New Era dentro das lojas, de forma que toda a linha de moda da marca, incluindo t-shirts, polos, moletons, jaquetas, cintos e outros itens, além dos bonés, esteja posicionada em araras, prateleiras e mesas personalizadas e modernas, proporcionando um espaço vip da marca dentro de cada loja. Os primeiros shop-in-shops estão sendo importados dos EUA, permitindo uma padronização mundial dos materiais de loja New Era, e chegarão ao Brasil ainda em novembro.

Com investimento de R$ 5 milhões, a estratégia da companhia é atingir um número de mil paredes e torres de bonés, e 100 shop-in-shops até o final de 2012, sendo este o maior investimento de marketing da empresa para o próximo ano. “Para a Marc4/New Era trazer um espaço personalizado e exclusivo, tanto para nosso cliente lojista como para o consumidor final, é muito importante e temos certeza de que todas essas mudanças serão aprovadas pelos consumidores, assim como o foram no mercado americano, onde paredes enormes de 10m de largura por 4m de altura, com centenas de bonés New Era, são comuns nas principais lojas esportivas daquele país como: Champs, Lids, Foot Locker, Dicks e muitas outras”, explica Paulo Gallo, diretor comercial e de marketing da empresa.

Texto extraído de http://cmnovarejo.com.br/ponto-de-venda/gondola/2172-projetos-inovadores-para-o-pdv-