24 janRede de lanchonetes investe R$2 mi em franquias no metrô

Escrito por Priscila Zuini, da Exame.com

A Lanchão & Cia marca sua chegada a São Paulo com novo modelo de negócios para estações de metrô

A Lanchão & Cia marca sua chegada a São Paulo com novo modelo de negócios para estações de metrô

O fluxo de pessoas foi um dos principais motivos para que a rede de lanchonetes de Campinas Lanchão & Cia escolhesse as estações de metrô para fazer sua primeira inauguração na capital paulista.

Com mais de 60 lojas, a rede está entre as dez maiores hamburguerias do país em volume de vendas. Para sua estreia em São Paulo, serão investidos 2 milhões de reais em oito franquias, todas em estações de metrô da capital.

Segundo Rosan Domingues, sócio-diretor da empresa, a tecnologia permitiu a venda de lanches no lugar. “A gente tem um forno que não produz cheiro, sem gordura e sem a necessidade de coifa. Assim, a gente consegue operar no metrô e em corredores de shopping com quiosques”, explica.

A primeira unidade, aberta na estação Armênia, região central da cidade, tem tido um resultado acima do esperado. A expectativa era faturar 80 mil reais por mês. Em apenas 30 dias de operação, a franquia já registrou faturamento de mais de 150 mil reais. Com um cardápio reduzido nas estações, o ticket médio é de 13 reais.

Este formato de franquia no metrô tem sido usado por várias marcas, como a Havaianas. Segundo Domingues, o metrô escolhe as redes, que tem contratos renovados a cada seis meses para operar no espaço. Para São Paulo, o mesmo franqueado vai investir em oito estações. “Há uma diferença de público e volume de pessoas em cada estação e selecionamos as que temos interesse”, diz.

Além da atuação no transporte público, a empresa planeja uma unidade maior na cidade, para funcionar como central. “No segundo semestre, vamos montar uma loja de rua, um modelo de loja própria com franqueado, onde será o centro de treinamento de São Paulo”, indica. “Temos um planejamento de expansão para atingir 100 unidades até o final de 2015”, diz.

O investimento em uma unidade como as do metrô pode chegar a 300 mil reais. A rede, no entanto, trabalha com vários formatos, com investimentos que variam de 110 mil a 800 mil reais, conforme o tamanho da unidade.

Texto extraído de: http://exame.abril.com.br/pme/noticias/rede-de-lanchonetes-investe-r-2-mi-em-franquias-no-metro