07 agoRenner aposta em novas lojas e franquia para a marca Youcom

Escrito por Cibelle Bouças, da Valor Econômico

Renner

Em evento realizado ontem para lançar a coleção primavera verão que chegou às lojas nesta semana, a Lojas Renner reforçou o discurso de que sua expansão de longo prazo será feita com investimentos em novas lojas, em lugar de aquisições. Em entrevista ao Valor, Laurence Beltrão Gomes, diretor financeiro e de relações com investidores da Renner, disse que o plano inclui a adoção de franquias para a marca Youcom e o investimento em um terceiro centro de distribuição automatizada em 2016, na região Sudeste.

A meta para 2021 é dobrar de tamanho, chegando a 408 lojas da Renner, 125 unidades da Camicado e 300 a 400 lojas da Youcom. A Renner fechou o primeiro semestre com 228 lojas da Renner, 55 lojas Camicado e 20 lojas Youcom.

A companhia já possui centro de distribuição automatizada em operação no Rio de Janeiro, por onde transitam em torno de 30% das mercadorias vendidas. No início de 2015, a Renner coloca em operação um segundo centro, em São José (SC), atualmente em construção e que neste ano deve consumir R$ 86 milhões. Entre o fim de 2016 e início de 2017, a companhia instalará um terceiro centro, também no Sudeste. “Para atender ao crescimento que estamos prevendo, será necessário ter um novo centro já em 2017”, disse.

Gomes disse ver um grande potencial de crescimento orgânico para as lojas da Renner nos próximos anos. “Existem shopping centers em grandes centros onde a Renner ainda não está e há um processo de interiorização dos shoppings que a companhia deve acompanhar nos próximos anos”, afirmou. Atualmente, 93% das lojas da Renner estão em shopping centers e o plano de longo prazo é manter uma presença majoritária nesses centros comerciais. A expansão, disse ele, será mais intensa nas regiões Nordeste e Norte.

Em relação à marca de moda jovem Youcom, Gomes disse que as lojas têm atraído principalmente o público jovem das classes A e B. “A rede tem um grande potencial de crescimento e nossa crença é que, em algum momento, o crescimento da marca se dará com lojas de franquias”, disse. Embora projete para a Youcom um número de lojas similar ao de unidades da Renner até 2021, o executivo estima que mais da metade da receita do grupo ainda virá das lojas Renner.

Em relação à Camicado, Gomes afirmou que a meta é expandir a operação para as regiões Nordeste e Norte, onde o mercado é abastecido por empresas regionais. Para o segundo semestre deste ano, a varejista mantém o foco na melhoria da gestão operacional e na reformulação de lojas para elevar a produtividade. A Renner informou ainda que mantém a meta para o ano de investir R$ 532 milhões, 29,1% mais que o total aplicado em 2013. No primeiro semestre, os investimentos avançaram 88,5%, para R$ 193,4 milhões.

Texto extraído de: http://www.valor.com.br/empresas/3641380/renner-aposta-em-novas-lojas-e-franquia-para-youcom#ixzz39fGaHecD