23 fevSaiba como reiventar uma franquia

Escrito por Mariana Iwakura, da Revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios

Como uma empresa de mais de 50 anos de idade consegue se reinventar e continuar inovando? A rede Arby’s, criada em 1964 na cidade de Boardman, em Ohio, nos Estados Unidos, tem feito isso nos últimos anos. O CEO da rede, Paul Brown, compartilhou essa experiência hoje (17/2), na 55a Convenção da International Franchise Association, em Las Vegas. “A evolução constante é crucial porque, se você fica para trás, tem de fazer mudanças rápidas e de alto risco para voltar à tona”, disse Brown. “É preciso injetar a inovação na cultura da empresa para que as alterações ocorram de maneira orgânica.” Veja os passos que ele apresentou para remodelar essa rede de mais de 3.400 restaurantes.

  1. Trazer a inovação de volta à cultura
    A rede Arby’s começou com um conceito inovador: oferecer sanduíches com rosbife no modelo de fast-food. Mas, como costuma acontecer com grandes empresas, a velocidade da inovação diminuiu, e outras franquias ganharam espaço no mercado. Foi preciso renovar o espírito criativo dos profissionais.
  2. Melhorar a conexão com stakeholders
    Há três grupos importantes para a marca Arby’s: os clientes, os franqueados e os funcionários. Para dar continuidade ao processo de inovação, a empresa começou a ouvir essas pessoas. Os franqueados, aqueles que têm mais conhecimento da operação, trouxeram as suas ideias para melhorar as lojas; os clientes avaliaram os produtos; e os colaboradores mostraram as suas impressões e ideias. Plataformas de pesquisa e mídias sociais foram usadas para registrar os dados. A ideia para um sanduíche de peixe empanado, um grande sucesso da marca nos últimos anos, veio de um funcionário.
  3. Definir missão e visão
    Como só ouvir não é suficiente – é necessário agir –, o Arby’s definiu quais informações levariam a ações. Para isso, diz Brown, foi preciso determinar o caminho que a empresa iria seguir. A missão e a visão da marca foram redesenhadas e distribuídas por toda a companhia. O foco ficou claro: a experiência do consumidor.
  4. Mudar as formas
    A rede investiu no novo design das lojas. Os restaurantes ganharam não só uma atmosfera mais parecida com a das delis – pequenas lojas que vendem frios, saladas e conservas, comuns em Nova York – mas também um desenho otimizado. A área de produção dos alimentos foi reduzida em 20%, o que permitiu que novas franquias fossem montadas em imóveis menores e mais baratos.
  5. Dar liberdade
    A comunicação da marca Arby’s ficou mais bem-humorada, incluindo aquela feita na internet. Um exemplo disso aconteceu durante a entrega do Grammys de 2014, quando o músico Pharrell Williams usou um chapéu parecido com o do logotipo do restaurante. Do sofá de casa, o gerente de mídias sociais do Arby’s tuitou, do perfil corporativo, “ei, Pharrell, devolve o nosso chapéu?”. O post gerou dezenas de milhares de retuítes e uma resposta do próprio artista. O profissional fez o tuíte sem precisar pedir a autorização da diretoria. Segundo Brown, a empresa valoriza profissionais que têm autonomia e são alinhados com a cultura da marca.

Texto extraído de: http://revistapegn.globo.com/Franquias/noticia/2015/02/5-passos-para-reinventar-uma-franquia.html