22 abrSaiba quais são as 7 empresas que dominam o mercado de chocolate no Brasil

Escrito por Julia Carvalho, da Exame.com

size_590_Chocolates_da_marca_Cacau_Show

O mercado de chocolates deve crescer, até 2018, 10% ao ano, segundo a consultoria Euromonitor. Em 2012, o produto movimentou 12,5 bilhões de reais. Nessa Páscoa, o investimento em ovos mais elaborados fez os preços subirem, em média, 6,78%.

Três companhias são responsáveis por 76% de todas as vendas. Veja, a lista a seguir:

1 – Mondeléz (Kraft Foods)

1 - mondelez

Participação de mercado em 2014: 32,7%

Mondelez tem alguns dos chocolates mais tradicionais do Brasil, como a Lacta, o Bis e o Sonho de Valsa. Além de liderar o mercado, ela também é a número um na venda de ovos de Páscoa. A linha Lacta é forte principalmente nos ovos de páscoa voltados para o público infantil.

2 – Garoto

2 - garoto

Participação de mercado em 2014: 22,5%

Além dos tradicionais Batom e Talento, a Garoto vai apostar nos ovos de Páscoa mais rebuscados para aumentar o valor de suas vendas, como os ovos de colher Talento Cream.

Por ser um dos patrocinadores oficiais da Copa do Mundo, a Garoto vai aproveitar a ocasião com ovos temáticos e réplicas de chocolate da Taça.

3 – Nestlé

3 - nestlé

Participação de mercado em 2014: 21,1%

Nestlé vai apostar em ovos de colher de suas marcas mais famosas, como Alpino e Suflair, para aumentar as vendas na Páscoa. Ela já foi líder, mas passou para o terceiro lugar depois que seus resultados foram separados dos da Garoto, que foi comprada em 2002. Como o Cade não aprovou o negócio, elas não podem ser consideradas uma empresa só.

4 – Arcor

4 - arcor

Participação de mercado em 2014: 4,5%

A Arcor é dona das marcas Arcor, Tortuguitas e Twister, entre outras. A empresa é a 2ª colocada entre as que mais vendem ovos de Páscoa no segmento infantil e, nesta época do ano, sua participação de mercado cresce para 7,1%. A empresa espera crescer 30% em 2014.

5 – Hershey’s

5 - hersheys

Participação do mercado em 2014: 4,4%*

A Hershey’s é conhecida pelas barras que levam seu nome e pelos chocolates Kisses e Visconti. Ela não porduz ovos de Páscoa tradicionais, mas seus Kisses gigantes costumam ser uma grande atração nesta épca do ano.

* Dado de 2013. Fonte: Nielsen Scan Track/Hershey’s

6 – Mars
6 - mars

Participação do mercado em 2014: não divulgada

A Mars é a maior fabricante de doces do mundo, mas, no Brasil, ela ocupa apenas a 6ª colocação. Dona das marcas M&M’s, Twix e Sneakers, entre outras, ela não divulga sua participação em mercados locais. Para esta Páscoa, ela criou os M&M’s versão ovinhos, mas não produz ovos de Páscoa tradicionais.

 7 – Ferrero

7 - ferrero

Participação de mercado em 2014: não divulgada

Ferrero é dona das marcas Ferrero Rocher, Rafaello e Kinder. A empresa anunciou, em março, um investimento de 200 milhões de reais, na fábrica que possui em Poços de Caldas. Para esta Páscoa, ela investiu em novas embalagens para seus ovos tradicionais e no Gran Collection, que trás todos os seus bombons em um só ovo.

Texto extraído de: http://exame.abril.com.br/negocios/noticias/as-7-empresas-que-dominam-o-negocio-do-chocolate-do-brasil#1