14 maioSetor de beleza e serviços femininos cresceu 21,4%

Escrito por Erica Franco, do Portal No Varejo

Aumento da renda feminina e do poder de consumo da classe C são alguns dos fatores para o crescimento do setor

Uma pesquisa da ABF (Associação Brasileira de Franchising) revela que as franquias voltadas à prestação de serviços femininos e venda de produtos de beleza estão em ascensão no mercado, nos últimos anos. De acordo com dados da entidade, essa fatia do varejo demonstrou um crescimento de 21,4% em seu faturamento, considerando os anos de 2011 e 2012 – enquanto a quantidade de franqueados cresceu 16% no ano passado.

“O aumento da renda das mulheres e a ascensão da classe C são alguns dos fatores que contribuem para o crescimento do segmento de serviços femininos no Brasil”, analisa Thiago Samuel, presidente do grupo TS Franquias, que dirige e planeja a expansão de negócios em todo o território nacional, principalmente de franquias destinadas a serviços de beleza. “A variedade de serviços especializados em beleza também se revela um fator determinante do crescimento desse segmento”, completa o presidente do grupo, que ainda informa sobre a inauguração de duas novas redes nesse ano, como a Depilrica – que oferece um método italiano para depilação.

Mais de 400 unidades até o fim do ano

Entre as franquias de maior sucesso entre o público feminino está o SPA das Sobrancelhas (Centro Especializado em Embelezamento do Olhar), que pertence à TS e oferece serviços de designs e colorações de sobrancelhas e cílios. A rede, atualmente, tem 250 unidades distribuídas em todos os estados do país, além de prever a inauguração de mais 200 até o fim desse ano.

“Um dos grandes diferenciais do SPA das Sobrancelhas é a exigência de uma estrutura simples para a operação. Um espaço físico a partir de 25 m² já permite ao franqueado montar a estrutura do seu negócio”, conta Samuel. De acordo com a empresa, o faturamento mensal médio de cada franqueado do SPA é de R$ 25 mil e retorno do investimento é obtido entre oito e 10 meses.

Já a rede Nails Beauty Brasil aposta em serviços expressos de alongamento e esmaltação de unhas com produtos à base de gel. A franqueadora está no país há cerca de dois anos e conta com 29 franquias alocadas nos principais shoppings da capital e grande São Paulo, em forma de quiosques. De acordo com a empresa, o preço aproximado do investimento total inicial é de R$ 50 mil, que está dividido em: R$ 20 mil de taxa de franquia, R$ 5 mil para formação e apoio, R$ 10 mil para instalação do quiosque e R$ 10 mil para equipamentos e capital de giro, além de 2% do faturamento. O retorno é obtido em cerca de um ano e o faturamento mensal médio é de R$ 30 mil.

Investimento acessível, retorno rápido

Para o consultor de franquias Paulo Azevedo, além dos resultados animadores do setor, os microempresários também contribuem para o crescimento desses tipos de franquias. Isso porque, o valor do investimento inicial costuma estar dentro do estimado pelos pequenos e médios empreendedores.

“Esse modelo de negócio vem se consolidando no mercado há algum tempo, pois o investimento necessário é relativamente pequeno – algo em torno de R$ 50 mil, e o retorno acontece, geralmente, em menos de um ano”, explica Azevedo, que também é o responsável pelo desenvolvimento da franquia Unhas Fast – uma rede que oferece serviços expressos de manicure e pedicure. A Unhas Fast tem, atualmente, três unidades em Goiânia e duas na Barra da Tijuca.

Informações para franqueados:
SPA das Sobrancelhas: (35) 3232-1127
Nails Beauty Brasil: (11) 4105-9600
Unhas Fast: (62) 3089-0696

Texto extraído de: http://www.portalnovarejo.com.br/destaque/destaques/cresce-a-quantidade-de-franquias-de-servicos-femininos-e-de-beleza